Os Jogos Olímpicos terminaram para Filipa Martins que, esta quinta-feira, ficou em 20º lugar na final all-around de ginástica artística. Apesar de não ter trazido para Portugal nenhuma medalha, a passagem da atleta pelos Jogos Olímpicos não foi em vão e encheu os portugueses de orgulho.


Filipa Martins fez história para Portugal nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, ao ser a primeira ginasta portuguesa a conquistar o top-20 olímpico. Um verdadeiro marco na história da ginástica em Portugal.


Aos 28 anos, a atleta natural do Porto despediu-se dos seus terceiros Jogos Olímpicos como a melhor ginasta portuguesa de sempre. Mesmo não alcançando além do 20.º lugar entre as 24 classificadas, a sua presença na final já era suficiente para confirmar a sua posição de destaque. Filipa Martins superou a sua melhor classificação anterior – um 37.º lugar no Rio de Janeiro, em 2016 – consolidando assim o seu lugar na história da ginástica portuguesa.

A sua prestação, embora com alguns percalços, como a nota mais baixa no cavalo em comparação com a qualificação, mostrou também momentos brilhantes. Nas barras paralelas assimétricas, Filipa obteve a sua melhor pontuação, alcançando 13,566 pontos.


A alegria de Filipa Martins pelo resultado alcançado era visível, afinal de contas cumpriu um sonho, ao estar a competir ao lado de grandes nomes como Simone Biles.


Filipa Martins é oficialmente a 20ª melhor ginasta do mundo e isso dá-nos muito orgulho.



Vê aqui a entrevista de Filipa Martins, no podcast "Glória", da RFM.