Portugal soma e segue. Após seis diplomas olímpicos e uma medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Paris, os atletas parecem estar mais perto de trazer ainda mais conquistas para Portugal.


Salomé Afonso está nas meias-finais dos 1.500 metros na competição, que acontece na próxima quinta-feira, dia 8 de agosto, e há, agora, outro nome a acrescentar à lista.


O canoísta Fernando Pimenta, que tanto nos tem habituado a prémios e medalhas sem fim, foi o primeiro classificado na prova de K1 1.000 metros, na capital francesa, e garantiu o seu lugar nas meias-finais da modalidade.


O português concluiu a prova em 3 minutos, 29 segundos e 76 centésimos de segundo e ultrapassou o bielorusso Uladzislau Kravets, que precisou de 3 minutos, 32 segundos e 7 centésimos de segundo para concluir a mesma, e que passa também para as meias-finais.



“(…) Agradecer a energia dos portugueses que estavam na linha de partida que me fizeram chorar. É sempre bom receber essa energia. Começaram a gritar por Portugal e Pimenta e vieram-me as lágrimas aos olhos (…)”, disse Fernando Pimenta em declarações à RTP no fim da prova.


As meias-finais de K1 1.000 metros disputam-se no sábado, dia 10 de agosto, por volta das 11h10 locais (10h10 em Lisboa) e caso passe à final terá de competir duas vezes no mesmo dia, já que esta última está marcada para as 13h20 locais (12h20 em Lisboa).



(Imagens: Reuters e iStock)