Fundada pelo químico Earl Tupper, em 1946, em Massachusetts, nos Estados Unidos da América, com o objetivo de ajudar as famílias a conservar os alimentos no pós-guerra, a marca “Tupperware” declarou, oficialmente, falência, esta terça-feira, 17 de setembro.
A icónica marca de recipientes para guardar e transportar comida, cujo nome chegou a ser dado a praticamente todas as caixas que temos por casa para esse fim, já tinha vindo a dar sinais de declínio e não aguentou manter o negócio nos dias atuais.
A marca norte-americana, que chegou a ser conhecida pelas suas vendas em reuniões em casa, as conhecidas “Festas Tupperware”, tinha uma dívida superior a 630 milhões e planeou, durante várias semanas, a declaração junto dos credores. Apesar das más notícias, a BBC avança que a marca pretende solicitar uma autorização para iniciar a liquidação das operações, mas mantém intenções de continuar a operar.
Custos como o aumento dos preços das matérias-primas, os elevados salários e custos de transporte comprometeram as margens de lucro e deixaram a marca sem outro fim. O fim, no entanto, não surgiu de um momento para o outro. A Tupperware chegou mesmo a alertar, em 2023, para a possibilidade de falência.
As dificuldades para a marca já se tinham vindo a arrastar e, em 2022, a fábrica instalada em Constância, onde a marca operava há mais de 40 anos, avançou com vários despedimentos e a mesma situação ocorreu em outros países onde a marca operava.
Se tens um tupperware em casa em breve podes, quem sabe, vir a ter uma "relíquia".