A Arábia Saudita, conhecida mundialmente pela sua vasta extensão de deserto e por ser uma das regiões mais quentes do planeta, foi palco de um fenómeno climático inesperado e histórico no início de novembro.


Pela primeira vez na história, uma área do deserto saudita ficou coberta de "neve", pelo menos foi isso que os habitantes locais acharam inicialmente. Será que tinha nevado mesmo no deserto? A região de Al-Jawf, localizada ao norte do país e perto da fronteira com a Jordânia, foi a mais afetada, com a paisagem a ser alterada por uma camada de gelo que cobriu o solo.


Este fenómeno surgiu após uma série de condições meteorológicas incomuns. Fortes chuvas e granizo atingiram a região, o que provocou uma mudança drástica no clima normalmente seco e quente da Arábia Saudita. A tempestade foi seguida de ventos fortes, chuvas torrenciais e um impacto significativo nas condições meteorológicas da área. Inicialmente, muitos moradores locais, familiarizados com a escassez de chuva, achavam que estavam a presenciar um momento de queda de neve.


No entanto, a explicação oficial veio da MetSul, a agência meteorológica saudita, citada pela CNN, que esclareceu que o que ocorreu na realidade foi uma grande queda de granizo, e não neve propriamente dita. O granizo pode ter causado a confusão, já que as bolas de gelo eram grandes o suficiente para cobrir a área e criar uma ilusão de neve.

Ainda assim, este fenómeno não deixa de ser raro nesta região. Afinal, estamos a falar da queda de granizo no deserto. As imagens encheram as redes sociais e tornaram-se virais.