A Web Summit é a maior conferência de tecnologia do planeta e, em 16 edições, acontece pela 9ª vez em Portugal. Este ano, o número de startups presentes no evento bateu um recorde: estiveram presentes mais de 3.000 startups de 160 países diferentes.
Fomos conhecer as ideias inovadoras de algumas das startups portuguesas presentes na Web Summit deste ano, que muito provavelmente ainda não conheces!
GLOOMA: dispositivo de deteção e monitorização de alterações no tecido mamário
A Glooma nasceu em circunstâncias menos felizes. Foi depois da prima do Francisco ter sido diagnosticada com um cancro da mama maligno, já tardiamente, que Francisco Nogueira, co-fundador da Glooma e engenheiro biomédico, juntamente com a sua família de médicos, enfermeiros e um amigo de infância, começaram a desenvolver este dispositivo.
O objetivo é que, no futuro, todas as mulheres possam ter em sua casa esta luva sensorial, que deteta e monitoriza anomalias no tecido mamário, permitindo diagnosticar precocemente o cancro da mama por um valor acessível que rondará os 100 euros.
A Glooma já fez um estudo clínico em cinco hospitais portugueses com 236 pacientes e, neste momento, está a trabalhar na certificação deste dispositivo médico.
Podes saber mais sobre a Glooma aqui!
Manie: plataforma que automatiza a troca de contratos de energia
Para quem não tem paciência nem tempo para comparar as propostas das diferentes empresas fornecedoras de eletricidade, o objetivo do Manie é automatizar a troca de contratos de energia para o consumidor final. O Manie olha para o mercado todos os dias e sempre que existe uma melhor oferta para o utilizador, este é avisado e a troca de fornecedor é feita automaticamente.
O Manie foi criado por quatro amigos formados em Engenharia e Economia/Gestão com o intuito de ajudar as pessoas a poupar dinheiro. Desde setembro, já conseguiram 12 mil clientes e ajudaram a poupar 2 milhões de euros anuais.
Para já, o Manie é suportado por um website, mas no futuro existirá também uma app. Podes conhecer melhor o Manie aqui!
Bhout: saco de boxe inteligente
Uma das melhores invenções do mundo segundo a Time, este saco de boxe com Inteligência Artificial pretende ajudar as pessoas a melhorar a sua técnica e medir todos os parâmetros tangíveis de uma luta. O Bhout permite que as pessoas aprendam desportos de combate "sem levar um murro na cara".
A Bhout começou há quase 8 anos. Mauro Frota, o CEO fundador da Bhout, formava atletas de desportos de combate e teve a ideia de bater num saco de boxe e, simultaneamente, poder competir com alguém. Segundo Salvador Barros, da Bhout, "há muitas pessoas que desistem dos desportos de combate a partir do momento que começam a levar um murro de volta". Foi assim que perceberam que podiam tornar isto uma modalidade e criar um desporto que as pessoas gostassem mais do que ir ao ginásio.
Durante a pandemia, os fundadores desta startup montaram o primeiro Bhout Club, um clube equipado com estes sacos de boxe inteligentes. No próximo dia 27 de novembro abrem um Bhout Club em Odivelas e o objetivo é abrir, no próximo ano, mais 10 em Portugal.
Descobre mais sobre a Bhout aqui!
Bling Energy: "a Netflix dos painéis solares"
Também com o objetivo de ajudar os portugueses a poupar, a Bling Energy apresenta uma subscrição de painéis solares, baterias solares e carregadores de veículos elétricos. O cliente não tem de fazer o investimento inicial na compra destes equipamentos e paga uma subscrição mensal pelo aluguer dos mesmos. As subscrições começam nos 22 euros e são tanto maiores quanto a necessidade dos clientes e a poupança garantida na fatura da eletricidade.
A Bling Energy existe há pouco mais de um ano. Começou com três fundadores, hoje empregam 17 pessoas e contam com quase 500 clientes em todo o país. Pretendem crescer a empresa para 60 pessoas no próximo ano e fazer mais de 300 instalações por mês.
Descobre mais sobre a Bling Energy aqui!
Enhanced Fertility: testes de fertilidade para fazer em casa
1 em cada 6 casais passa por infertilidade. O objetivo da Enhanced Fertility é tornar os testes de fertilidade mais práticos e mais acessíveis a todos. O kit da Enhanced Fertility é enviado para o domicílio e, através de uma recolha de sangue feita por uma simples picada, em 48 horas é possível perceber as possíveis razões para uma demora no processo de engravidar e ter uma consulta com a equipa clínica da Enhanced Fertility para saber os próximos passos.
Andreia Trigo é enfermeira e a fundadora da Enhanced Fertility. Descobre mais aqui!
See Countries: plataforma de turismo
Ir de férias às vezes dá muito trabalho! A See Countries promete ajudar a organizar as tuas viagens, sendo uma agregadora de vários parceiros turísticos, desde transfers, a experiências de saúde e bem-estar, bilhética para eventos e serviço de bagagens.
Se adoras viajar, conhece melhor o que a See Countries te pode oferecer aqui!