"Querido Diego, as praias de Espanha têm saudades suas. Por favor, venha visitar-nos em breve, nós estaremos à sua espera". É desta forma que a Europol, o organismo europeu que congrega as polícias dos (ainda) 28 estados-membros, "convida" Diego Moreno Jimenez, um traficante de drogas de 38 anos a voltar ao seu país de origem. A "brincadeira" da polícia europeia faz parte de uma campanha online e passa por endereçar 21 postais a vários criminosos da lista dos mais procurados da Europa.

A campanha procura assim familiarizar os europeus com as caras dos fugitivos, para que mais informações sobre o verdadeiro paradeiro dos fugitivos chegue às autoridades competentes.

Em comunicado, a Europol acrescenta ainda que “os destinos de férias provam ser esconderijos populares para os criminosos em fuga, por isso, quanto mais difundidos forem os cartões postais, maior será a possibilidade de a polícia localizar esses criminosos e colocá-los atrás das grades”.
Desde o lançamento da lista dos "mais procurados", em Janeiro de 2016, 36 pessoas foram capturadas, 11 delas devido a informações comunicadas directamente à Europol.

Vê aqui o vídeo