Numa era em que todos partilhamos aquilo que pensamos, aquilo que sentimos e aquilo que estamos a fazer nas várias plataformas digitais, decidimos ir à origem da questão e perceber como tudo começou...
Nos anos 90 não tínhamos o Facebook para dizer o que estavamos a pensar, nem o Twitter para desabafos sobre o que estavamos a sentir. Muito menos sítios onde expressar as opiniões sobre a atualidade... Assim, onde começou tudo isto dos "estados"?
No MSN... podes dizê-lo. No nickname e no subnickname podias, efetivamente, expôr o que estavas a sentir... mas algo físico e que pudesses colar em todo o lado surge antes, para te dar a oportunidade de mostrares os teus sentimentos e emoções ao mundo!
TOU a perceber... Também 'TÁS?
Para além de ajudar a popularizar o Bollycao em Portugal, estes autocalentes ajudaram a criar aquilo a que chamamos de "estados" e a expressarmo-nos com mais frequência, em todo o lado.
Os TOU eram autocolantes retangulares, onde um boneco verde fazia poses relativas às frases e estados que partilhava!
Aqui tens vários exemplos...
Este era o anúncio dos TOU na televisão!
Para além de os poderes colar em qualquer lugar, tinhas a caderneta que te ajudava a juntar TODOS os TOUs!
TOU lixado, TOU apaixonado, TOU constipado, TOU cansado, TOU feliz...
E quando o bonequinho verde não aparecia no autocolante... qual era a frase, lembras-te? NÃO TOU! AHAHAH
A caderneta era ótima para fazer a coleção mas a grande maioria preferia guardar os TOUs que tinha e trocar com os amigos, ou colá-los nos cadernos, nas secretárias ou nas paredes dos quartos. Chegaram a existir camisolas com o boneco verde!
Fizeste esta coleção? Ainda tens alguns TOU? Partilha conosco em cenasparvas@rfm.pt
O João Moreira enviou o email com uma fotografia da colecção dos "Tous" do pai, o Júlio Moreira.