Na semana das 2 semifinais e da grande final do Festival, este ano em Israel, a RFM deixa-te algumas das muitas curiosidades de décadas e décadas de Eurovisão.
Começou por ser um verdadeiro acontecimento, a preto e branco, que reunia famílias inteiras e largos grupos de amigos só para verem a Eurovisão e aguardarem que o nosso país tivesse uma boa classificação, o que veio - com tanto orgulho - a acontecer em 2017!
Uma das muitas curiosidades que tens é, certamente, esta: se é o festival da EUROvisão, porque é que participam países fora da Europa?
Aqui, ficam 10 curiosidades do Festival da Eurovisão:
1 – O 1º festival da Eurovisão foi no dia 24 de maio de 1956, em Lugano, na Suíça, e foi realizado para testar os limites das transmissões televisivas ao vivo. Foi uma ideia da União Europeia de Radiodifusão.
2 – Os países que participam na Eurovisão não são apenas europeus. À União Europeia de Radiodifusão pertencem países fora do continente europeu como, por exemplo, Arménia, Israel e Austrália. São países associados da União Europeia de Radiodifusão.
3 – Portugal participou pela 1ª vez, em 1964, com o tema “Oração” de António Calvário.
4 – Foi de pés nus, completamente descalça, que Sandie Shaw subiu ao palco da Eurovisão, em 1967, pelo Reino Unido, surpreendendo os milhões de espetadores. Eram outros tempos e cantar sem sapatos, para o mundo inteiro, foi um enorme arrojo.
5 – Em 1974, os ABBA ganharam o festival com “Waterloo” e tornam-se um fenómeno à escala mundial.
6 – Em 1988, Celine Dion ganhou o festival da Eurovisão pela Suíça. Foi em Dublin e a sua canção “Ne partez pas sans moi” não teve muito sucesso. Já a artista Celine Dion saltou para a ribalta. Neste ano, Portugal participou com a cantora Dora.
7 – Em 1998, Dana, a representar de Israel, foi a primeira artista a marcar o Festival da Eurovisão como lugar de diversidade e inclusão ao assumir a sua transsexualidade. Mais tarde, em 2014, Conchita Wurst ganhou o concurso, representando a Áustria, e reafirmou esta diversidade ao atuar vestida de mulher mas com barba no rosto.
9 – Portugal não participou em 1970, 2000, 2002, 2013 e 2016 e a pior classificação de sempre para Portugal foi o último lugar em 1964, 1974, 1997 e 2018.
10 – Em contrapartida fomos os maiores em 2017!! Para orgulho do nosso país, Portugal ganhou o festival da Eurovisão pela 1ª vez, em 2017, com “Amar pelos dois”, na voz de Salvador Sobral, em Kiev.
A canção portuguesa deste ano chama-se "Telemóveis" e foi interpretada por Conan Osiris.
Conan é Tiago Miranda, tem 30 anos e é também o compositor de "Telemóveis" . Apesar de não ter chegado à final, "Telemóveis" foi considerada a canção com a melhor letra.