Na semana das 2 semifinais e da grande final do Festival, este ano em Israel, a RFM deixa-te algumas das muitas curiosidades de décadas e décadas de Eurovisão.

Começou por ser um verdadeiro acontecimento, a preto e branco, que reunia famílias inteiras e largos grupos de amigos só para verem a Eurovisão e aguardarem que o nosso país tivesse uma boa classificação, o que veio - com tanto orgulho - a acontecer em 2017!

Uma das muitas curiosidades que tens é, certamente, esta: se é o festival da EUROvisão, porque é que participam países fora da Europa?

Aqui, ficam 10 curiosidades do Festival da Eurovisão:

1 – O 1º festival da Eurovisão foi no dia 24 de maio de 1956, em Lugano, na Suíça, e foi realizado para testar os limites das transmissões televisivas ao vivo. Foi uma ideia da União Europeia de Radiodifusão.

2 – Os países que participam na Eurovisão não são apenas europeus. À União Europeia de Radiodifusão pertencem países fora do continente europeu como, por exemplo, Arménia, Israel e Austrália. São países associados da União Europeia de Radiodifusão.

3 – Portugal participou pela 1ª vez, em 1964, com o tema “Oração” de António Calvário.

4 Foi de pés nus, completamente descalça, que Sandie Shaw subiu ao palco da Eurovisão, em 1967, pelo Reino Unido, surpreendendo os milhões de espetadores. Eram outros tempos e cantar sem sapatos, para o mundo inteiro, foi um enorme arrojo.



5 Em 1974, os ABBA ganharam o festival com “Waterloo” e tornam-se um fenómeno à escala mundial.



6 – Em 1988, Celine Dion ganhou o festival da Eurovisão pela Suíça. Foi em Dublin e a sua canção “Ne partez pas sans moi” não teve muito sucesso. Já a artista Celine Dion saltou para a ribalta. Neste ano, Portugal participou com a cantora Dora.


7 – Em 1998, Dana, a representar de Israel, foi a primeira artista a marcar o Festival da Eurovisão como lugar de diversidade e inclusão ao assumir a sua transsexualidade. Mais tarde, em 2014, Conchita Wurst ganhou o concurso, representando a Áustria, e reafirmou esta diversidade ao atuar vestida de mulher mas com barba no rosto.



8 – O famoso Serge Gainsbourg, responsável pelo super êxito “Je t’aime, mois non plus” com Jane Birkin, compôs, em 1965, a música "Poupée de cire, poupée de son" para a cantora francesa France Gall que venceu este concurso pelo Luxemburgo, em Nápoles, Itália.

9 – Portugal não participou em 1970, 2000, 2002, 2013 e 2016 e a pior classificação de sempre para Portugal foi o último lugar em 1964, 1974, 1997 e 2018.


10 – Em contrapartida fomos os maiores em 2017!! Para orgulho do nosso país, Portugal ganhou o festival da Eurovisão pela 1ª vez, em 2017, com “Amar pelos dois”, na voz de Salvador Sobral, em Kiev.




A canção portuguesa deste ano chama-se "Telemóveis" e foi interpretada por Conan Osiris.

Conan é Tiago Miranda, tem 30 anos e é também o compositor de "Telemóveis" . Apesar de não ter chegado à final, "Telemóveis" foi considerada a canção com a melhor letra.