Se és Pereira podes muito bem ser do mesmo ramo dos Pereiras que deram origem à família do nobre e valente condestável de Portugal, D. Nuno Álvares Pereira.

Hoje São Nuno de Santa Maria, D. Nuno foi o braço direito de D. João Mestre de Avis, na batalha de Aljubarrota e em toda a contenda de então, durante a crise de 1383-85, contra os castelhanos.

Depois da história dos Silva e dos Ferreira, é a vez dos Pereira!


O nome Pereira vem da árvore que dá peras. Era o nome que se dava aos vários lugares e zonas, em Portugal, onde existia o cultivo de peras. Quem vivia nestes diversos locais de pereiras passou a adotar exatamente esse nome: Pereira.



Dizem os historiadores que terá sido o senhor da Quinta de Pereira, em Esmeriz, pertencente a uma família nobre e abastada, a usar pela primeira vez o nome PEREIRA. D. Rui Gonçalves Pereira.



E foi de D. Rui Gonçalves Pereira que descendeu o famoso e bravo D. Nuno Álvares Pereira. Depois, a sua filha D. Beatriz Pereira de Alvim casou-se com D. Afonso, filho de D. João I, mestre de Avis e rei de Portugal. O casal, Beatriz e Afonso, dá origem à Casa de Bragança, a 4ª e última dinastia a reinar no nosso país.


Recordamos que D. João I, Mestre de Avis, era filho do rei D. Pedro (e da galega D. Teresa Lourenço a quem se uniu depois da morte da sua querida Inês).

Lembramos também que a mulher de D. Nuno Álvares Pereira, e mãe de D. Beatriz, se chamava D. Leonor de Alvim de quem descende a nossa Mariana Alvim!



A capela da Quinta de Pereiras, em Esmeriz, da família de D. Rui Gonçalves Pereira.


As armas dos Pereiras são uma cruz de prata sobre fundo encarnado.

O apelido Pereira está em 4º lugar na lista de apelidos mais comuns em Portugal. São mais de 500 mil!

Pereiras de Portugal, podem fazer parte da mesma família de D. Nuno Álvares Pereira e até da nossa Mariana Alvim!

Grandioso e valente apelido!!