Se calhar importa começar esta história por um breve resumo de algo que quase todos já fizemos, embora quase ninguém saiba bem porquê: atirar moedas para dentro de uma fonte, na esperança que a boa sorte nos calhe.

WHAT!? Que sentido é que isto faz? Ok, quase nenhum. Até porque ninguém sabe ao certo como nasceu a tradição. Ao que parece o ritual teve origem em Roma, na famosa Fontana de Trevi. Reza a lenda que quem atirar uma moeda para dentro da fonte irá regressar a Roma. Atira duas e encontras o amor.

Certeza apenas a de que este ritual foi popularizado no filme A Fonte dos Desejos (Three Coins in the Fountain, no original), um filme de 1954, onde esta prática é retratada no cinema pela primeira vez.


Isto tudo para dizer o quê? Que pior do que atirar moedas para dentro de uma fonte é atirar moedas para dentro do motor de um avião! Aconteceu, no aeroporto internacional Hohhot Baita, na Mongólia Interior. Uma senhora de 66 anos foi apanhada em pleno acto, quando atirava 6 moedas para dentro do motor do avião, no momento do embarque. "Para dar sorte", dizia ela. Uma moeda por cada membro da família.

A tripulação percebeu rapidamente o que se estava a passar e o avião não chegou a descolar. Os 100 passageiros foram transferidos para outro avião e a senhora foi detida.

Os funcionários que trabalham na pista do aeroporto foram beber uns cafés com os trocos que ficaram no tarmac. Isto já é uma invenção nossa, mas seria o final perfeito para esta história.

Moral da história: guarda as tuas moedas e no fim atira-as na direcção de quem precisa!