A Melhor Amiga da Barbie está com o Wi-fi da RFM da Joana Cruz, Rodrigo Gomes e Daniel Fontoura todas as quintas-feiras para falar de moda e lifestyle.

Duvido que seja a primeira vez que ouvem o conceito de " Meal Prep".

Não é mais do que a preparação de várias refeições para a semana, para conseguir uma ementa mais saudável, poupar algum dinheiro e acima de tudo não ter uma preocupação diária com "o que vou cozinhar hoje?". Quantas vezes não fizemos refeições pouco saudáveis porque simplesmente não tinhamos tempo para cozinhar? Este conceito prevê também que este tipo de situações sejam a excepção já que, cumprindo as ideias, se conseguem ter refeições prontas em casa.
Entusiasmados? Vamos lá fazer deste conceito um sucesso doméstico ;)
5 - Criar um plano de refeições.
O ponto de partido deve ser sempre : o que quero comer. Bem sei que não é fácil num dia decidir o que nos vai apetecer comer toda a semana, ou nos dias seguintes. Mas esta também é uma boa oportunidade para experimentar outras receitas ou caso estejam a seguir um plano alimentar, cumpri-lo à risca. Podem sempre dar uma espreitadela no pinterest e procurar inspiração para refeições e menus semanais.
Para fazer deste conceito uma oportunidade para uma vida mais saudável : cereais integrais, vegetais de folha verde, fruta da época, especiarias, boas fontes de proteína !
4 - Definir a lista de compras.
Mas primeiro que isso dar uma ultima espreitadela à dispensa e ao congelador, para entender se não será boa ideia usar primeiro o que já temos em casa. Depois disso é definir o que fará falta e dedicar algum tempo nas compras.
3 - Privilegiar a diversidade.
É tentador escolher poucos alimentos e cozinhá-los em quantidade. Não deixa de ser uma boa estratégia mas pode ser menos agradável quando ao terceiro dia percebermos que estamos a comer exactamente a mesma coisa. O ideal será variar o mais possível : alternar as bases entre arroz, quinoa e massa - por exemplo. E aproveitar para variar nos vegetais.
2 - Escolher Um Dia Para Cozinhar.
É muito importante que se defina na agenda um tempo que será dedicado a isto. Será efectivamente necessário mergulhar na cozinha! Mas há grandes vantagens: geralmente só é preciso limpar a cozinha neste mesmo dia. O ideal é escolher uma boa música ou um podcast e rentabilizar o tempo com algum lazer. Se houver família por perto : dividir tarefas.
1 - Dividir Porções.
A melhor forma de preservar os nutrientes destas refeições será mesmo congelá-las. Por isso é necessário investir em bons recipientes e dividir de imediato as refeições em porções de 1 ou 2 refeições dependendo da vossa estrutura familiar. Também será interessante escolher alguns snacks para estarem sempre por perto : cenouras descascadas e partidas ( que se conservam no frigorífico num recipiente com água ) , trufas energéticas, ovos cozidos com casca ou frutos secos. Assim, enquanto a vossa refeição aquece, podem sempre ir petiscando alguma coisa.

Sabe mais AQUI

E-mail : amelhoramigadabarbie@gmail.com