Ouvimos música quando estamos tristes, quando estamos alegres, quando precisamos de descansar e também para acordar. Ouvimos música e adoramos. Ponto final.

Agora o que precisas de saber é... quanto tempo demora a que a música faça efeito? Essa é a pergunta do estudo realizado pela Academia Britânica de Terapia Sonora e pelo serviço de streaming musical Deezer.

Feitas as contas precisamos de 78 minutos de música por dia para conseguir o efeito terapeutico. Mais propriamente 14 minutos de músicas animadas para ficarmos felizes, 16 minutps de canções suaves para nos sentirmos relaxados e 16 de melodias tristes para sair do mó de baixo.

Se precisas de te concentrar tens de esperar 15 minutos e acalmar a raiva ou baixar o nível de stress necessita de 17 minutos.

Mas o estudo, levado a cabo por Lyz Cooper, e que ainda não foi todo divulgado, vai mais longe... o género de música que trasmite mais felicidade é o pop e o que ajuda a extravasar o nervosismo é o rock, mais propriamente a música "Highway to hell", dos AC/DC. Já a música que consegue aliviar mais depressa os momentos mais tristes é "Candle in the wind", de Elton John.

Em breve, vamos dar-te mais novidades sobre as músicas que deves ouvir nas diferentes situações.