O dia é celebrado em Portugal e os filhos enaltecem a proteção e a dedicação que os pais lhes dão diariamente.
Pelo resto do mundo, a data é também assinalada, mas em dias diferentes. A sua origem permanece incógnita para muitos, mas nada como recorrer à Internet para saber as teorias que circulam sobre esta data. Ora lê!
Teoria 1 – Os americanos asseguram que foram os pioneiros
Há quem diga que o dia do pai teve origem nos Estados Unidos, em 1909. A filha de um militar, Sonora Luise, decidiu homenagear o seu pai e mostrar a admiração que sentia por ele por ter criado os cinco irmãos após a morte da mãe. O ato de carinho de Sonora foi inspirando outros filhos e a história foi passando de país para país. Até que, em 1972, o presidente americano Richard Nixon oficializou o dia do pai, conta o canal História. Nos Estados Unidos, o dia do pai é celebrado no terceiro domingo de junho.
Teoria 2 – O dia do pai, afinal, nasceu há 2000 anos A.C.
Existe ainda uma outra teoria. Diz-se que foi na Babilónia, no dia 19 de março de 2000 a.C., que um rapaz chamado Elmeseu escreveu numa placa de argila uma mensagem para o pai, desejando-lhe saúde, felicidade e muitos anos de vida.
Teoria 3 – A professora que decidiu homenagear os pais dos alunos
Como não há duas sem três, o site "Business Insider" avança que, afinal, o dia do pai pode ter tido origem em Espanha.
Esta terceira versão está evidenciada numa publicação que conta que este dia começou a ser celebrado devido a uma professora. Na Escola do Bairro de Belmonte, em 1948, a professora Manuela Vicente Ferrero decidiu destacar e homenagear os pais dos alunos que tinha. Nerly, tal como era conhecida na escola, escolheu o dia 19 de março por ser o dia que coincide com o Dia de São José. O dia acabou por ficar associado a crenças religiosas e acabou por se repetir anualmente, expandindo-se pelos restantes países.
Apesar destas várias teorias, a melhor forma de celebrar o dia do pai é fazê-lo todos os dias. Não esperes por uma data para dizeres ao teu pai o quanto gostas dele e para mimá-lo!