Já começaste a pensar em tudo o que queres fazer depois da quarentena? Abraçar a tua mãe, jantar fora com os amigos, arranjar o cabelo e as unhas, jogar futebol com os teus amigos… Podíamos continuar aqui o dia todo a escrever sobre isso... Se, também tu, te quiseres “vingar” nas compras, quando tudo passar, lembra-te disto: COMPRA PRODUTOS PORTUGUESES, FAZ TURISMO EM PORTUGAL. AJUDA A REABILITAR A NOSSA ECONOMIA!
Na China, por exemplo, as coisas já começam, ainda que lentamente, a voltar à normalidade. As medidas de quarentena já estão a ser aliviadas e os chineses começam a poder sair à rua mais à vontade. E o que têm feito na sua maioria? Compras de luxo, avança a Bloomberg.
Os chineses estão a comprar tudo aquilo que não puderam durante a quarentena. E até há um nome para caracterizar este comportamento: Revenge Spending.
Quando falamos na China, estamos a referir-nos a um mercado com características próprias, pois representam mais de um terço das vendas de luxo.
Depois do pico do surto da Covid-19, os chineses estão a ir em força às lojas de luxo, como a Burberry ou a Gucci, que registaram um crescimento das vendas. Um centro comercial, em Hangzhou, teve filas de clientes para entrarem na loja da Chanel.
Esta pode ser uma notícia positiva para todos aqueles que dependem do comércio para viver. Em Portugal, o mesmo comportamento – sem ser necessariamente compras de luxo – pode ajudar a recuperar a nossa economia.
Depois do isolamento, já sabes, opta por comprar o que é português e viaja cá dentro. Há tanto mundo em Portugal ainda por descobrir.