Histórias mirabolantes, enredos espalhafatosos, estar em mais do que um sítio ao mesmo tempo - porque nos sonhos conseguimos sempre teletransportarmo-nos - ser atacado por espécies estranhas ou estar perante um fenómeno natural, como um tsunami ou um terramoto... sonhar com cenários deste tipo, ou piores ainda, tem-te acontecido?

Pois, não és o único!

E sonhos mais fofinhos e românticos até? Não tens tido? Ótimo! Já podes respirar de alívio, porque andamos todos a sonhar o mesmo.

A quarentena está a fazer com que os nossos sonhos atravessem um período de escassez de imaginação. Na verdade, e literalmente, deixámos de "sonhar", pelo menos a dormir, e quando sonhamos, é um susto! Está a acontecer um pouco por todo o mundo! E tudo isto levou mesmo à criação de um hashtag no Twitter, #pandemicdreams.


Qual é a causa deste fenómeno?


Os especialistas do sono acreditam que o isolamento social e a falta de estímulos diários não estão a alimentar devidamente o nosso subconsciente – que adora sempre uma boa história e algumas aventuras. Por isso, a nossa mente vê-se obrigada a interessar-se mais pelos temas que estão na ordem do dia ou que fazem parte do passado. Já deste por ti a sonhar com alguém que já não vês há pelo menos 10 ou 20 anos? Normal! A Mariana Alvim até contou, no Café da Manhã, um sonho destes que a própria teve, onde entravam pessoas que a Mariana não via há anos!


Outras causas são também as mudanças nos horários e a montanha russa de emoções que temos ao longo do dia, embora todas passadas dentro de casa.

Além disso, como a maioria das pessoas não têm, agora, de acordar com tanta antecedência para se deslocarem para o trabalho, porque estão em teletrabalho ou simplesmente em casa, acabam por pôr o despertador para mais tarde. Isto não significa que durmam mais horas. Pelo contrário. A tendência é ficar-se acordado até mais tarde. Por outro lado, dormir mais horas pode não ser uma boa estratégia também.


Deirdre Barrett, professora de psicologia na Escola de Medicina de Harvard, explica que o ciclo do sono está dividido em duas fases: o sono profundo e a REM. É nesta última que os sonhos são mais agitados e quanto mais dormimos mais vezes passamos por esta fase.


Agora que já sabes que não és o único a passar por este fenómeno e já sabes também algumas das causas, ficam aqui umas sugestões para poderes melhorar a qualidade do teu sono.


1- Programa os teus próprios sonhos

Deirdre Barrett aconselha a focar a imaginação no momento em que estás a adormecer. Pensa em algo positivo, um lugar onde gostavas de estar, ou em alguém que te traz felicidade para que seja a última coisa que vês antes de apagar as luzes.


2 – Evita as sestas

É muito tentador fazer uma sesta, mas não é impossível evitar. Adia aquele típico "quebrantozinho" para mais tarde e guarda o teu sono e cansaço para a noite.


3 – Estabelece uma rotina de sono

Esconde o despertador apenas ao fim de semana. É importante manteres uma rotina de sono, porque o nosso cérebro adora essa previsibilidade.


4 - Não uses aparelhos eletrónicos antes de ires dormir

Opta por ler um livro, antes de ires dormir. A luz do telemóvel, computador ou tablets estimula o cérebro e impede-o de relaxar.


5 - Não esperes pelo sono na cama

Ir para a cama sem sono pode gerar alguma ansiedade. Por isso, pratica atividades relaxantes como ler, por exemplo, antes de ires dormir ou então espera pela primeira "cabeçada" no sofá e quando ela se der, cama contigo!


Estas são algumas sugestões que podes adotar não só durante a quarentena, mas também depois, quando tudo voltar à normalidade.

Não te esqueças que, nesta nova realidade, é quase tudo atípico e, por isso, o teu corpo também tem de passar pela sua fase de adaptação.

Ter um sono de qualidade não é uma tarefa impossível.

Quanto aos sonhos mais chatos e desagradáveis, já sabes que não és o único! Andamos todos a sonhar "coisas" estranhas e por vezes assustadoras!