Não é a primeira vez que Portugal é destaque pela forma como tem agido perante a pandemia. Primeiro, foram os espanhóis que aplaudiram a rapidez com que implementamos as medidas de contingência e de isolamento e a forma como fomos disciplinados a cumpri-las.


Agora é o jornal britânico The Telegraph que elogia o facto de Portugal fazer mais do dobro dos testes à Covid-19 do que os países ricos.


O jornal refere que o nosso país superou todas as expetativas, pois esperava-se um cenário devastador dada a proximidade a Espanha e Itália, que registaram um número elevado de infetados.


Portugal não só conseguiu conter o surto, como o Sistema Nacional de Saúde não colapsou como o de outros países.



O segredo do sucesso


A publicação citou vários especialistas portugueses para tentar explicar o segredo do sucesso. Estes enalteceram o comportamento dos portugueses, que cumpriram exemplarmente o confinamento, e “os imensos esforços do setor privado e universitário e de um governo que lhes permitiu agir".

No início da pandemia, foi complicado para Portugal garantir a realização dos testes dada a elevada procura dos restantes países.

Então a comunidade universitária decidiu ajudar e o cenário mudou. Uma empresa portuguesa começou a fabricar os reagentes necessários para os testes e Portugal passou de um país com pouca capacidade de testagem para estar entre os 10 primeiros do mundo a realizarem mais testes.

Assim, as autoridades de saúde conseguiram isolar mais rapidamente as pessoas que testaram positivo.



Temos muitos motivos para estarmos orgulhosos de Portugal e este é mais um. Que este reconhecimento internacional mostre (ainda mais) o valor que temos e que seja a motivação necessária para continuarmos o excelente trabalho que temos vindo a desenvolver.