No verão, é certinho! Elas andam aí e uns são atacados e outros não!


Na esplanada, nas ruas, às vezes na praia ao fim do dia, em casa, sempre que abres as janelas no lusco-fusco ou à noite, com as luzes acesas, é certo que tens a "companhia" das melgas e dos mosquitos. Começam a fazer uma espécie de "voo picado", com aquele zumbido irritante, e picam.


Agoram, a questão é saber porque é que há pessoas que são umas autênticas vítimas das melgas e outras que saem ilesas como se nada fosse, quando elas atacam?


Sucede que existe uma explicação!



Ao que parece, a genética é a principal causa apontada para que algumas pessoas sejam mais atraentes para as melgas do que outras, mas também há certos elementos no nosso corpo que as faz escolher muito bem o alvo a atacar.


O que é que, afinal, atrai as melgas?


Apesar de existir uma tendência natural para os mosquitos escolherem certas pessoas para picarem em detrimento de outras, o odor corporal que cada pessoa liberta é percecionado por eles como algo apetecível em certos casos.


Para além disso, o tipo de sangue de cada pessoa tem também muito influência . Ao que parece, o tipo sanguíneo O tem muitas probabilidades de ser mais atraente para as melgas e para os mosquitos do que outros.


Como se o odor corporal, a genética e até o tipo de sangue não fossem suficientes, os mosquitos têm ainda como alvo preferencial as mulheres grávidas e os atletas.


Isto porque as grávidas emitem mais dióxido de carbono do que as restantes pessoas e estes predadores conseguem detetar exatamente isso. Já os atletas comportam mais ácido úrico e láctico na pele e, por isso, acabam por ser um apetitoso alvo.


E mais! Se no verão gostamos de bebidas frescas para aguentar o calor, o álcool não é a melhor opção. As melgas conseguem sentir o aumento da temperatura corporal que o álcool provoca nas pessoas e, por isso, não as deixam escapar.



Há quem diga ainda que a cor da roupa é também importante! O encarnado e os tons escuros, como azul e preto, atraem, ao que parece, as melgas e os mosquitos.


Para te veres livre das melgas, um repelente pode fazer toda a diferença na hora de andar na rua, numa esplanada, ou até mesmo em casa com as janelas abertas.


Se à noite a tarefa de dormir se torna complicada a solução pode passar por te taparas até que elas se cansem de andar à procura!