"Há alguém mais gulosa do que eu?" é uma rubrica semanal na RFM (no Wi-Fi, aos Domingos, pelas 21 horas), uma app, um blogue, livros de receitas, canal no YouTube e catering de uma repórter apaixonada por doces.


Estava a ver uma série francesa e eis que várias personagens começaram a devorar Chouquette. E eu claro, gulosa como sou, decidi pôr as mãos na massa! Confesso que comi quase um tabuleiro num dia!
É uma receita francesa de massa choux com açúcar polvilhado na superfície, estes bolinhos são muito fáceis de fazer e muito apetitosos! Utilizei açúcar mascavado grosso, mas a receita original leva umas pepitas de açúcar branco. Também substituí água por leite, mas podes fazer com água. Espero que gostes!


Ingredientes:

2 ovos
125 ml de leite ou água
70 g de farinha de trigo (sem fermento)
45 g de manteiga
2 colheres de sopa de açúcar mascavado
Açúcar mascavado q.b. para polvilhar

Modo de Preparação:

Forrar um tabuleiro com papel vegetal. Pré-aquecer o forno a 200º C.
Misturar o leite, o açúcar e a manteiga num tacho ao lume. Deixar ferver e desligar. Misturar a farinha até que a massa descole do tacho. Deixar arrefecer um pouco e misturar os ovos. Distribuir no tabuleiro porções de massa equivalentes a 1 colher de sobremesa cheia de massa. Com os dedos molhados com água, moldar a massa de forma a que a superfície das porções fique lisa. Levar ao forno durante 7 minutos a 200º C, baixar para os 170º C e deixar mais 18 minutos. Costumo comer estes bolinhos ainda quentes, mas são ótimos de qualquer forma. Também podes rechear com algum creme, se quiseres, mas assim já seriam tipo profiteroles.