A RFM limpou no dia 14, segunda-feira, todo o areal que começa na Lagoa de Albufeira até à praia do Meco! O ambiente e a forma como todos devemos cuidar do nosso planeta é também uma grande preocupação da RFM.
A ideia de passarmos à ação - tirando, claro, todo o cuidado que cada um de nós já tem em casa e no dia a dia - andava há muito para ser concretizada e chegou a incrível oportunidade de podermos, juntamente com Andreas Noe, pôr mãos à obra. Limpámos a praia do Meco. Porquê esta praia? Porque temos de começar por algum lado e foi pela praia do Meco!
A equipa da RFM apanhou cerca de 8 quilos de lixo, durante mais ou menos 2 horas, entre a Lagoa de Albufeira e a Praia do Meco. Segundo Andreas Noe, aquela zona era uma zona que estava bastante limpa para o que é habitual encontrar.
Andreas Noe ainda disse que, todos os anos, vão parar ao oceano à volta de 8 milhões de toneladas de plástico. Andreas acrescentou também que apenas 14% do lixo que reciclamos é verdadeiramente reciclado e, por isso, a mensagem mais importante que devemos deixar desta ação é que, para além de ser fundamental reciclar, o mais importante é reduzir o lixo que fazemos diariamente.
Há um ano que a rotina de Andreas Noe é apanhar o lixo que os portugueses deixam pelo caminho. E não há distinção. Desde garrafas, latas, cotonetes, pacotes de cigarros, palhinhas, beatas, guardanapos, todo e qualquer tipo de lixo.
O lixo nas praias é um grave problema que tem vindo a ser combatido há já alguns anos. Agora, ao lixo que já abundava, juntam-se as máscaras cirúrgicas usadas na prevenção da Covid-19. Cada máscara pode demorar 400 anos a degradar-se.
É, por isso, imperativo tomar medidas e foi isso mesmo que a equipa da RFM fez!
A equipa da RFM recolheu cerca de 8 quilos de lixo com o The Trash Traveler, esta segunda-feira, dia 14, na praia do Meco.
Vamos continuar a cuidar do nosso planeta! Fazer menos lixo é o 1º passo. O 2º é deitá-lo fora no local correto.
Vê aqui como correu!