A água é um bem precioso e em risco. A Associação Natureza Portugal alerta que Portugal tem cada vez menos água disponível e as precipitações em algumas regiões do Algarve vão sofrer uma redução de até 30%, nos próximos cem anos.


Pode parecer um futuro distante, mas é importante tomar medidas agora, para evitar o inevitável. A organização ambientalista diz que a solução não passa apenas por apelar ao consumo regrado do consumidor, mas sim limitar, por exemplo, o consumo de água no Sado, Mira e Barlavento algarvio para que a água não falte às populações destas regiões.


Neste Dia Nacional da Água, celebrado a 1 de outubro, são cada vez mais os alertas: “O futuro vai ter menos água, e é essencial que todos nós tenhamos esta consciência. Deve partir dos nossos governantes preparar esta realidade, limitando o consumo em algumas bacias portuguesas, permitindo apenas os consumos onde tenham garantia de abastecimento e promovendo medidas efetivas para proteger os recursos hídricos em particular no sul do país”, adverte a Associação Natureza Portugal.


Esta situação afeta os consumidores portugueses e alguns setores, como a agricultura, que é dos maiores consumidores de água. As alterações climáticas, o consequente aumento das temperaturas e o aumento populacional agrava a necessidade de consumo de água, que é cada vez menos. Uma situação de desequilíbrio que tem preocupado várias organizações ambientalistas. A falta de água, ainda que não esteja materializada, é um problema de hoje.