A Academia Portuguesa do Cinema já fez a sua escolha e “Listen” é o filme que vai representar Portugal na corrida ao Óscar de Melhor Filme Internacional.
Faziam também parte da lista de seleção, “Mosquito”, filme realizado por João Nuno Pinto, “Patrick”, a estreia de Gonçalo Waddington como realizador, e “Vitalina Varela”, de Pedro Costa.
“Listen” é a primeira longa-metragem de Ana Rocha de Sousa e conta a história de uma família portuguesa, a viver nos arredores de Londres, a quem é retirada a guarda dos filhos, por suspeitas de maus-tratos. O filme é baseado em factos reais e acompanha a batalha judicial desta família para provar que as suspeitas são falsas.
"Listen" foi rodado nos arredores de Londres com elenco português e inglês, encabeçado por Lúcia Moniz, Ruben Garcia e Sophia Myles.
Venceu seis prémios no Festival de Veneza, entre os quais o "Leão do Futuro", para uma primeira obra, e o prémio especial do júri da competição Horizontes.
Os nomeados desta categoria - e das restantes - serão conhecidos a 15 de março. Já a 93ª edição da cerimónia dos Óscares está agendada para 25 de abril de 2021 e decorrerá em Los Angeles.