É uma pergunta que se faz muitas vezes e cuja resposta é também quase sempre evidente! O Menino Jesus tem os anos do ano em que estamos. Só que não.


Como se aproxima a “data de aniversário” do Menino Jesus, pegamos na explicação aqui dada pelo Padre Vitor Gonçalves para percebermos, afinal, quanto anos faz este Natal e a conclusão a que se chega é que o Menino Jesus tem uma idade diferente do ano em que estamos.

Na verdade, o que é mesmo importante é saber que ele nasce todos os anos e todos os dias em nós.


Vamos, então, às datas!

Não é certo o ano em que Jesus nasceu. No entanto, o monge Dionísio fez, no ano 527, alguns cálculos para chegar a uma conclusão e saber em que ano, afinal, Jesus nasceu. Após várias contas e de acordo com o que havia, na altura, escrito e registado sobre o nascimento de Jesus, Dionísio definiu o Anno Domini, ou seja, o Ano do Senhor, portanto o ano a partir do qual se começaram a contar os anos depois de Cristo, d.C., e que nos coloca em 2020.

Sucede que, e de acordo com a pesquisa de muitos outros investigadores, o monge Dionísio pode ter-se enganado em alguns anos e a margem de erro vai de 4 a 8 anos. Quer isto dizer que Jesus pode ter nascido entre 4 a 8 anos antes do Anno Domini, o ano que marca as datas a.C e d.C.


Uma coisa é certa, nós estamos em 2020, muito embora Jesus possa ter nascido entre 2024 e 2028 anos. Portanto se os cálculos de Dionísio tiveram um engano, também nós estaríamos num destes anos. Se estiverem corretos, estamos no ano certo.


O que é certo é que é Natal e festejamos o nascimento do Menino Jesus, independentemente dos anos que faz!