O país sensibilizou-se com a história de Constança Braddell, que apelou, nas redes sociais, para que não a deixassem morrer devido à doença com o qual vive.


Ainda antes de se saber uma resposta do Infarmed, Constança Braddell lançou uma angariação de fundos para o pagamento do medicamento para a fibrose quística, e, claro, os portugueses não lhe ficaram indiferentes.



Em menos de 48 horas, Portugal uniu-se e acedeu ao apelo. Só que Constança Braddell estava longe de imaginar de que iria receber uma outra boa notícia.


Durante o dia desta terça-feira, o Infarmed fez saber que já aprovou o pedido de autorização especial para que os cinco doentes portugueses, que sofrem com fibrose quística, tenham acesso ao tratamento de que precisam, sem quaisquer custos.


Entre os cinco doentes portugueses, inclui-se Constança Braddell, que, tal como os restantes, pode agora ter uma nova esperança de vida.


O medicamento Kaftrio/Trikafta já provou ser eficaz para o prolongamento de qualidade de vida dos doentes diagnosticados com fibrose quística.


Ainda durante esta terça-feira, a irmã e o pai de Constança Braddell estiveram na “Casa Feliz”, onde falaram sobre a jovem de 24 anos, que está internada no hospital Pulido Valente.


No final da entrevista, a irmã de Constança Braddell soube da aprovação do medicamento pelo Infarmed e manifestou a sua felicidade, ao dizer que esperam agora por mais detalhes.