Sustentabilidade é um termo que cada vez mais faz parte do nosso dia a dia.

Vê aqui a definição da palavra sustentabilidade, segundo o Dicionário Priberan da Língua Portuguesa:

sus·ten·ta·bi·li·da·de


(forma alatinada de sustentável + -idade)

nome feminino

1. Qualidade ou condição do que é sustentável.

2. Modelo de sistema que tem condições para se manter ou conservar.

Ao ler “Modelo de sistema que tem condições para se manter ou conservar", rapidamente percebemos porque é que a sustentabilidade ambiental está no topo das nossas preocupações. Basta estar atento às notícias para sabermos que o Planeta precisa que repensemos hábitos, de forma a manter as condições para continuar a ser a nossa casa. E a água é um dos recursos essenciais à vida que está em risco de perder condições de se manter.

A água é essencial à vida e é um bem escasso. Daí a importância de se assinalar a data com foco no que podemos fazer no caminho da sustentabilidade deste recurso.

E a rápida conclusão a que chegamos é que hábitos simples do dia a dia podem ajudar a caminharmos no caminho da sustentabilidade deste recurso.


Vê os seguintes:


Optar por duches em vez de banhos de imersão

Sem dúvida que um banho de imersão sabe muito bem, mas sabias que num banho de imersão gastas 10 vezes mais água do que um duche rápido? Uma banheira cheia implica em média quase 250 litros de água: se o fizesses todos os dias gastarias quase 8000 litros de água por mês!

Por isso, que tal reservares os banhos de imersão para momentos de relaxe e optares por duches numa base regular? Já viste a quantidade de água que poupas ao planeta e à tua carteira?


Poupa água nos duches

O tempo é tão precioso como a água. Um dos melhores lugares para começar a fazer a diferença é precisamente na hora do duche. Duches mais curtos poupam muita água, sobretudo se tiveres a preocupação de fechares a água enquanto te ensaboas. É mais uma poupança de recursos que garantidamente, também se vai refletir na conta, no fim do mês.


Poupa água enquanto escovas os dentes ou fazes a barba

Evita deixar a água a correr enquanto escovas os dentes ou fazes a barba. Este simples gesto pode traduzir-se numa poupança até 15 litros de água, por dia, por pessoa. Mais uma forma de contribuíres para a sustentabilidade do planeta.


Verifica regularmente a estanqueidade dos teus equipamentos


Sabias que uma torneira a pingar um dia inteiro pode traduzir-se em quase 20 litros de água desperdiçados por dia? Isto para não falar do barulho irritante de ouvir a água a pingar.

Verifica se tens as torneiras bem fechadas. Se estão bem fechadas e continuam a pingar, provavelmente as torneiras estão com fugas. Aproveita e verifica, também, a estanqueidade de todos os equipamentos sanitários.

Para além destes gestos, faz também todo o sentido equipares a tua casa com equipamentos mais eficientes: sanitas ou torneiras com descargas e fluxos eficientes ajudam e muito na hora de poupar. Desde as duplas descargas nas sanitas, aos cartuchos inteligentes que permitem aberturas a dois tempos ou arejadores de controlo de fluxo nas torneiras, já há muitas tecnologias que podem ser a ajuda que precisas para começares a garantir um consumo energético mais eficiente e sustentável, sem comprometeres o design aí de casa.

É o caso das soluções da Sanitana que colocam, precisamente, o design ao serviço da tecnologia.

Desde sanitários com duplas descargas, que permitem regular a quantidade de água necessária na limpeza, a sanitários sem aro, cujo novo desenho interno, por onde circula a água permite que a descarga seja mais eficiente que a descarga tradicional, estas são soluções Sanitana sustentáveis que conciliam eficiência com design moderno e elegante.

Também as torneiras ocupam um papel fundamental no que a poupança de água diz respeito. Por saber disso, a Sanitana tem uma vasta oferta de torneiras com tecnologia que permite poupar água sem esforço. É o caso das torneiras com tecnologia Cold Start, que faz com que sempre que abras a torneira na sua posição central atives apenas a água fria, ou as torneiras com tecnologia de abertura ecológica, que debitam cerca de 12 litros que debitam, sem perda de conforto, cerca de metade do fluxo de água de uma torneira comum (que debita normalmente cerca 12 litros de água por minuto).



Já a tecnologia de arejador tecnológico enriquece a água que sai das torneiras Sanitana com ar, que resulta num fluxo de água mais volumoso, preciso e suave, onde cada gota parece mais gorda, encorpada e leve. O resultado é a poupança de água sem esforço e um uso mais confortável, sem salpicos.


E quando o assunto é duche, nada como o conforto de teres a água sempre à mesma temperatura, certo? É o que consegues com a regulação termostática das torneiras Sanitana, que te permite a temperatura igual, do início ao fim do duche, mesmo que haja outras pessoas a abrir e a fechar torneiras enquanto estás a desfrutar do teu momento de relaxe.



Na semana em que se assinala do Dia Mundial da Água, espreita aqui as gamas SUN, ORBIS, BALANCE e UNIC de torneiras Sanitana e as coleções sanitárias BE YOU e GLAM para perceberes que é possível contribuíres para um planeta mais sustentável, sem teres que colocar em causa a elegância e o design da tua cozinha ou da tua casa de banho.



Faz parte da diferença!