Ana Gomes Living - 5 dicas sobre vantagens de dormir uma sesta
Não sei quanto a vocês, mas eu não tenho propriamente facilidade em dormir sestas. Desde criança... mas invejo verdadeiramente aquelas pessoas que se sentam no sofá e acabam por dormir um pouco. Parece que nada as incomoda e acordam revigoradas para "enfrentar" o resto do dia. A verdade é que existem efectivamente benefícios associados a esta prática, se for bem "feita", sim... há uma forma correcta de fazer a sesta.
5 - Encontrar o tempo certo para ter os melhores benefícios.
O tempo correcto são entre 20 a 30 minutos, ou seja, quando ainda estamos na fase leve do sono. Sendo que em determinadas alturas da nossa vida poderemos precisar de uma sesta de 90 minutos. A ideia é avaliar a nossa qualidade de sono no geral e ter em conta as nossas necessidades. E perceber se a sesta provoca dificuldade em adormecer mais tarde, daí a recomendação de 20 a 30 minutos que - há partida - não terá implicação no sono nocturno. E a sugestão de 90 minutos em situação de cansaço extremo e impossibilidade de dormir por outro motivos.
4 - Melhora o estado cognitivo.
Descansar brevemente fará com que acordemos com mais energia e vitalidade! Se estivermos muito cansados ou com dificuldade em manter o foco pode ser benéfico "desligar" por 20 minutos e aumentar a rentabilidade depois da Power Nap.
3 - Melhora o Sistema Imunitário.
Na verdade dormir bem melhora o sistema imunitário, e é por isso que as perturbações do sono devem ser levadas a sério. Desta forma, se não descansarmos devidamente durante a noite, podemos fazer o "esforço" da pequena sesta para ajudar o nosso corpo a reestruturar.
2 - Melhora a memória.
Já que ajuda o nosso cérebro a sistematizar informação adquirida, transformando-a em "memória de longo prazo". É muito útil em épocas de estudo e é uma ideia que podem partilhar com os vossos adolescentes.
1 - Diminui os níveis de stress.
A verdade é que o facto de conseguirmos desligar a mente por uns momentos, acaba por melhorar também os níveis de stress e ansiedade muitas vezes ligados a momentos não presentes. Ao conseguirmos esta abstracção também melhoramos o nosso bem-estar.
Ana Gomes
https://www.anagomesliving.com