Como definir (e concretizar) objetivos para 2022?

TODOS OS ANOS, HÁ QUEM ESCREVA OS OBJETIVOS QUE QUER ALCANÇAR NO ANO QUE COMEÇA, MAS NEM SEMPRE OS CONCRETIZA. VAMOS MUDAR ISSO?

Jéssica Santos
Jéssica Santos


Sempre que se aproxima o fim de um ano, é comum ouvir algumas pessoas dizer que vão traçar os objetivos ou intenções para o ano novo. Se é assim que vamos conseguir alcançar os nossos desejos? Provavelmente. Somos também apologistas de “mal não faz”. Só tens de ter em atenção um pequeno grande pormenor: sê flexível e traça objetivos realistas. A pandemia tirou-nos muita coisa, mas também veio ensinar-nos que nem sempre a vida é como a planeamos.


A revista Forbes reuniu alguns conselhos que, aplicados, podem fazer uma grande diferença na concretização dos teus objetivos para 2022.



1 - Objetivos tangíveis trazem resultados reais


Um dos principais indicadores do sucesso de um objetivo é a forma como é fundamentado na realidade. Embora seja natural teres grandes sonhos na vida, avalia os teus planos para os atingires, para veres o quão realistas são, com base na tua situação atual.

Nada como um caminho com planos bem delineados, quantificados e realistas para saberes o que precisas de fazer, passo a passo, para alcançar o teu grande sonho ou objetivo. Como?

Escreve o que gostarias de alcançar na forma mais simples e clara possível. Por exemplo: se o teu grande objetivo é deixar a vida sedentária de lado, escreve “correr 3 vezes por semana e a começar nos 2 quilómetros”.


2 - Utiliza tudo o que tens ao teu alcance para te ajudar a visualizar


Mune-te de todos os recursos que tens ao teu alcance. Desde aplicações, excel, gráficos ou cronogramas;


3 - Consistência


Uma palavra de ouro para se conseguir alcançar resultados, seja em que área for. Começar uma meta pode parecer simples no início, mas à medida que os meses passam e começas a encontrar obstáculos, pode ser muito fácil desistir.

Vai apontando todos os pequenos passos que vais alcançando com o passar do tempo para teres uma perspetiva concreta do teu progresso. Usa quadros brancos, folhas de incentivo, gráficos, tudo o que te poder ajudar a acompanhar a tua evolução e a motivar-te.


4 - Olhos no futuro, mas não te esqueças do passado


Perspetivar o novo ano de forma positiva é uma das fórmulas para o sucesso desde que não te esqueças do passado. Aprender sobretudo com os erros para que não os voltes a cometer e estes não interfiram neste teu caminho.

Tem em conta tudo o que este ano não te deixou alcançar os teus objetivos. Desde coisas tuas, a coisas que não podes controlar diretamente. Podes não ter o poder de controlar tudo o que te acontece - como qualquer comum mortal -, mas podes escolher tomar atitudes que te afastem de possíveis obstáculos. Para isso, é preciso refletires sobre o passado.


5 - Prepara-te para o sucesso


Só tu defines o que é o sucesso para ti. Desde começar um novo desafio profissional, a beber mais água, fazer exercício físico regularmente ou desligar das redes sociais, tu escolhes as tuas metas e o caminho para as seguir.

O início de um novo ano é uma nova oportunidade.
Entra com o pé direito! Para isso, começa já a pensar bem nas tuas resoluções e põe o plano em prática. Podes não conseguir alcançar tudo - mediante as tuas expetativas - mas pelo menos um dos objetivos a que te propuseste vais conseguir concretizar.




A RFM perto de ti