Xutos fizeram primeira homenagem a Zé Pedro sábado, dia 14, no encerramento da sua digressão de 45 anos!
FOI HÁ 45 ANOS, A 13 DE JANEIRO DE 1979 QUE OS XUTOS E PONTAPÉS DERAM O SEU PRIMEIRO CONCERTO! A DIGRESSÃO DE ANIVERSÁRIO DO GRUPO ENCERROU A 14 DE SETEMBRO, NO DIA EM QUE ZÉ PEDRO FARIA 68 ANOS.
Sábado dia 14 de Setembro, Zé Pedro, guitarrista e fundador dos Xutos & Pontapés, faria 68 anos.
Zé Pedro deixou-nos há 7 anos, com 61 anos, a 30 de novembro de 2017 mas nunca será esquecido.
O dia do seu aniversário foi exactamente a data que os Xutos escolheram para encerrar a digressão de 45 anos de carreira da banda, "Olá Vida Malvada" e para fazer ao vivo a primeira homenagem como grupo.
Kalú contou à RFM como os Xutos iriam homenagear o amigo, no concerto de 14 de setembro, no Queimódromo do Porto.
Vê a conversa de Teresa Lage com Kalú em baixo.
Foi assim sábado, dia 14 de setembro, a homenagem dos Xutos a Zé Pedro, no Quemódromo do Porto
As comemorações dos 45º aniversário dos Xutos & Pontapés começaram, naturalmente, a 13 de janeiro de 2024!
Nesse dia a RFM assinalou os 45 anos da mais popular e mítica banda da música portuguesa e convidou-te a dar também, aos Xutos, Beijinhos e Parabéns!
"Beijinhos & Parabéns" foi esse um dos primeiros nomes da banda e foi isso mesmo que lhe quisemos dar dia 13!
A propósito destes 45 anos de vida, os Xutos enviaram esta mensagem para os ouvintes da RFM!
Foi há 45 anos, a 13 de janeiro de 1979, que os Xutos & Pontapés atuaram pela primeira vez ao vivo.
Esta é, para a maior banda rock portuguesa de sempre, a data que assinala o princípio da sua carreira e merece ser festejada todos os anos pelo grupo e pelos seus fãs.
Em 2021, os Xutos assinalaram assim a data no seu instagram.
Os Xutos & Pontapés deram o seu primeiro concerto dia 13 de janeiro de 1979, na comemoração dos "25 anos do Rock and Roll", na sala dos Alunos de Apolo, em Lisboa.
Foi assim, numa entrevista à Teresa Lage em 2011, no Hard Club, no Porto, durante as celebrações dos 32 anos dos Xutos & Pontapés, que Zé Pedro contou a aventura que foi o primeiro concerto dos Xutos.
Esta história contada por Zé Pedro à RFM aparece citada na autobiografia dos Xutos & Pontapés " à Minha Maneira" Vol.II 2000-2020, compilada por Ana Ventura, em novembro de 2020.
A 13 de janeiro de 1979, no salão de baile dos Alunos de Apolo, em Lisboa, às 3h00 da manhã, os Xutos & Pontapés estreavam-se ao vivo, tocando 4 músicas em pouco mais de 5 minutos!
No dia seguinte, o grupo era citado no programa de rádio "Os Caminhos do Rock" como sendo uma banda punk.
No entanto só em dezembro de 1981, já com o baixista Tim como vocalista, é que os Xutos & Pontapés lançaram, num concerto no "Rock Rendez Vous", o seu primeiro single “Sémen / Quero mais”.
Nesse ano o grupo ganhou o prémio de "banda revelação" no programa "Rotação" de António Sérgio, na Rádio Renascença.
"Xutos & Pontapés 78-82", o primeiro álbum dos Xutos, foi editado em abril de 1982 mas, só em 87, com o LP "Circo de Feras", é que os Xutos tiveram direito ao seu primeiro "disco de prata".
De então para cá, os Xutos & Pontapés nunca mais pararam tornando-se a maior banda portuguesa de Rock’n Roll.
Em 2007, a banda de Tim, Zé Pedro, Gui, João Cabeleira e Kalú comemorou 20 anos de "Circo de Feras".
Durante o ano de 2009, a RFM foi a rádio oficial das comemorações dos 30 anos de Xutos que levou a banda a todo o país e culminou com um grande concerto em Lisboa, no estádio do Restelo.
Em janeiro de 2012, a RFM partilhou a festa de aniversário com os Xutos & Pontapés que, com um concerto ao vivo nosso auditório, assinalaram os seus 33 anos e os 25 anos da RFM.
Em 2014, para comemorar os seus 35 anos, os Xutos & Pontapés lançaram "Puro", o 13º álbum de originais de Tim, Zé Pedro, Kalú, Gui e João Cabeleira.
Este seria o ultimo álbum de originais do grupo editado ainda em vida de Zé Pedro que nos deixou a 30 de novembro de 2017.
Em 2019, 40 anos depois do seu primeiro concerto, foi com o novo álbum “Duro” que a maior banda de rock portuguesa assinalou 4 décadas de vida.
No início de 2018, pouco depois da morte de Zé Pedro, a banda anunciou que iria continuar e que incluiria num próximo disco temas que o músico tinha gravado em 2017.
"Duro" foi editado a 18 de janeiro de 2019.
Em 2022, Os Xutos fizeram novamente a festa no Porto. O grupo celebrou o seu aniversário com 2 concertos, dias 13 e 14 de janeiro na Super Bock Arena - Pavilhão Rosa Mota, com a Orquestra Filarmónica Portuguesa.
Pouco depois em abril de 2022, o grupo era votado pelos ouvintes da RFM "A maior banda pop portuguesa de todos os tempos"!
O troféu foi entregue dia 5 de abril em mãos, aos Xutos & Pontapés, pelo Paulo Fragoso, o animador da RFM que "defendeu" os Xutos , e pelo diretor da RFM António Mendes, numa emissão especialíssima, com Joana Cruz, Daniel Fontoura e Rodrigo Gomes, em direto do Auditório da RFM.
Nesta emissão cheia de emoção, a RFM tinha ainda reservada para os Xutos uma surpresa - uma atuação/homenagem da ForTuna, a Tuna Académica da Nova School of Business and Economics.
Em junho 2022 os Xutos & Pontapés voltaram a fazer história no Rock in Rio Lisboa onde nunca faltaram desde a primeira edição em 2004!
Dia 18 de junho o grupo abriu às 17h o Palco Mundo do festival onde levou ao rubro a plateia pela 9ª vez!
Em 2023, ainda a comemorarem 35 anos do mítico álbum “Circo de Feras”, os Xutos continuaram a apresentá-lo na integra, numa série de concertos por todo o país.
Em 2024, para assinalar, 45 anos de vida, o grupo deu um concerto para 200 pessoas no Tokyo, em Lisboa (esgotado), iniciou, dia 13 de Abril, em Guimarães a digressão " Olá, vida malvada!" e voltou dia 15 de junho ao Rock in Rio Lisba para um concerto muito especial com a Orquestra Filarmónica Portuguesa, sob a batuta do Maestro Osvaldo Ferreira, para celebrar também os 20 anos do Rock in Rio Lisboa.
Para encerrar esta digressão, no Queimódromo do Porto, os Xutos & Pontapés escolheram o dia em que Zé Pedro faria 68 anos.
Dia 14 de Setembro de 2024, Tim, Gui, Kalú e João Cabeleira vão fazer aquela que será a sua primeira homenagem, como grupo, ao antigo guitarrista e fundador dos Xutos, ao vivo no Porto, no concerto de encerramento da digressão dos seus 45 anos de "Vida Malvada".