Benedict Cumberbatch pode ter de pagar indemnização pela prática de escravatura dos seus antepassados
O QUINTO BISAVÔ DE BENEDICT CUMBERBATCH COMPROU UMA PLANTAÇÃO DE AÇÚCAR EM 1728 ONDE TRABALHAVAM ESCRAVOS
Benedict Cumberbatch, conhecido ator britânico, está na iminência de ter de indemnizar descendentes de escravos que trabalharam numa plantação de um seu antepassado.
Abraham Cumberbatch, quinto bisavô do ator, adquiriu uma propriedade, nos Barbados, em 1728 onde trabalharam cerca de 250 escravos, de acordo com o The Telegraph, citado pelo Insider, até 1834, ano da abolição da escravatura. Nesta altura os antepassados de Benedict Cumberbatch desistiram da plantação e terão recebido do governo britânico um valor que, segundo o Daily Mail, seria, nos dias de hoje, de cerca de um milhão de euros.
O governo dos Barbados criou uma comissão para “reparar os danos do passado provocados pela escravatura exercida por estas famílias”, segundo estas publicações e a Sic, e o secretário-geral deste movimento disse que "todos os descendentes de proprietários de plantações brancos que se beneficiaram do comércio de escravos devem ser indenizados, incluindo a família Cumberbatch. O dinheiro deve ser usado para transformar a clínica local num hospital, apoiar escolas locais e melhorar as infraestruturas.”
Benedict Cumberbatch, ator da Marvel e de “12 anos escravo”, entre muitas outras interpretações, vê-se, agora, como descendente de proprietários, na iminência de ter de indemnizar os descendentes dos escravos.
Benedict Cumberbatch é também conhecido pela sua dedicação a várias causas e filantropia.
É um dos embaixadores do The Prince's Trust, uma instituição de caridade criada pelo príncipe Carlos que ajuda os jovens com dificuldades no Reino Unido.
É ainda uma voz ativa pelo fim da guerra na Ucrânia.