Em tempo de inflação, teletrabalho é uma das formas para as empresas pouparem dinheiro

QUANDO CHEGA A HORA DE POUPAR TODOS OS ESFORÇOS CONTAM, SEJA EM CASA OU NAS EMPRESAS! E, SOBRETUDO, NUMA ALTURA EM QUE OS PREÇOS SOBEM...

Madalena Costa
Madalena Costa


Vivemos dias em que contamos o dinheiro para qualquer despesa que surja! Com a crise energética e com a inflação, os preços escalaram de forma abrupta e muitos portugueses têm de fazer contas à vida. As rendas, as contas da eletricidade e do gás aumentam, se for preciso, mais um zero ao mesmo tempo que custa olhar para os talões dos supermercados devido à despesa que é.


Para muitos, poupar é a palavra e a ação do dia! E, tal como se aplica à nossa casa, a poupança chega também às empresas.


Muitas delas procuram soluções para equilibrar as contas e para pouparem dinheiro. O objetivo passa por reduzir custos, de forma estratégica e sem prejudicar os trabalhadores, para que seja possível obter lucros mais altos.


Ora então para alcançar esse objetivo, existem várias medidas que podem ser adotadas pelas empresas.


E elas são:


  • Teletrabalho pode ser a solução

Uma das primeiras medidas para poupar é avaliar as despesas e cortar aquelas que são desnecessárias.

No que toca a este tema, o Ekonomista colocou as seguintes perguntas "que tipo de custos podem ser otimizados e de que forma?", "onde está alocada a maior fatia do orçamento?" e "existem oportunidades de poupança?"

Apesar da pandemia, muitas empresas preferem ter, no local, os seus trabalhadores a tempo inteiro. Essa decisão tem impacto, ao final do mês, uma vez que existem custos associados à luz, à internet, à àgua, ao refeitório, entre tantos outros.

Por isso, uma das formas de poupar é implementar ou prolongar o trabalho remoto, de forma a que seja possível reduzir os custos de funcionamento da empresa.


  • Desliga os computadores na hora do almoço e quando te vais embora

Pode parecer uma dica óbvia, mas acredita que existem vários trabalhadores que deixam os computadores em modo stand-by (seja com eles ligados à corrente ou não) de um dia para o outro.

Sabemos que é mais prático chegar ao trabalho e abrir logo o computador para começar a trabalhar. Só que isso faz com que um aparelho eletrónico esteja a gastar eletricidade quando não está a ser usado.

Para poupar ainda mais, podes também desligar o computador durante a hora de almoço e voltar a ligá-lo assim que regressares.

E mais... Um artigo da Galp afirma que utilizar um wallpaper negro faz com que economizes energia.



  • Opta por utilizar luz natural no escritório

As empresas que estão localizadas em edifícios com grandes janelas, nas quais bate o sol, devem aproveitá-lo! Faz um esforço para trabalhares apenas com essa luz natural e evita as luzes artificiais.

Se não houver outra opção, prefere lâmpadas fluorescentes compactas (que consomem 75% menos e duram mais), tal como se lê num artigo da NOS.


  • Limpa os filtros do ar condicionado com regularidade

Uma limpeza recorrente dos filtros do ar condicionado faz com que o aparelho tenha uma maior eficiência. E se o objetivo é poupar convém que os aparelhos ligados funcionem na sua totalidade.

Ah! E não te esqueças de que não vale muito estar o ar condicionado ligado se existem portas e janelas abertas. É preferível fechá-las para que o ar se concentre no espaço!



Estas são apenas algumas dicas que podem fazer a diferença na hora de poupar! Podes adaptá-las à tua empresa ou até sugeri-las ao teu diretor e também colocá-las em prática em tua casa.




A RFM perto de ti