Este é o primeiro ator com Síndrome de Down a participar num grande filme da Disney
UM DOS CLÁSSICOS DA DISNEY GANHOU UMA NOVA VERSÃO EM LIVE-ACTION, QUE CONTA COM UM ATOR COM SÍNDROME DE DOWN NO ELENCO
Quem é que não se lembra da história do Peter Pan? O menino que se recusa a crescer e que viaja até ao mundo mágico do Terra do Nunca. Pelo meio, conhece Wendy Darling, uma menina que não quer deixar para trás a sua casa.
Com os seus irmãos e com a ajuda de Sininho, viaja com Peter Pan até este mundo encantado, onde encontram o Capitão Gancho, um capitão pirata.
Juntos vão embarcar numa aventura emocionante, que pode mudar as suas vidas para sempre!
À semelhança de vários outros filmes que receberam novas adaptações em live-action, como a "Cinderela" e "A Bela e o Monstro", e que fizeram sucesso, a Walt Disney Company decidiu também adaptar o filme "As Aventuras de Peter Pan", lançado em 1953.
A magia aconteceu e a nova versão em live-action, intitulada agora "Peter Pan e "Wendy", vai estrear a 28 de abril, exclusivamente na plataforma de streaming Disney+.
Entre os nomes escolhidos para o elenco, está o de um ator com Síndrome de Down que, segundo o jornal britânico The Sun, "está a fazer história".
Trata-se de Noah Matthews Matofsky, de 15 anos, que é "o primeiro ator com Síndrome de Down a conseguir um papel importante num filme da Disney". Quando soube que existia a possibilidade desta adaptação, através da sua agência, o ator britânico enviou um vídeo com a sua audição.
Em pouco tempo, estava já a falar com o diretor David Lowery e não teve medo de se candidatar para um dos papéis. A resposta positiva veio pouco tempo depois!
A mãe Kathryn, citada pelo mesmo jornal britânico, revelou que "foi incrível porque esta foi a primeira audição do Noah e ele foi escolhido entre milhares".
Foi em 2021 que Noah Matthews Matofsky soube que tinha sido escalado para o papel de Slightly, o líder do grupo dos meninos perdidos, no filme, que viaja com Peter Pan. Voou para Vancouver e, depois, para Newfoundland and Labrador, uma província a leste do Canadá, onde esteve a gravar durante seis meses.
Para o ator britânico, "foi uma experiência incrível (...), fiz muitos amigos fantásticos", revelou ao The Sun. Acrescentou que teve "muitas falas para aprender rápido", mas, segundo o próprio, "foi emocionante".
Neste momento, tanto Noah Matthews Matofsky como a sua família e amigos da escola estão expectantes para vê-lo no filme. O ator confidenciou que, quando regressou à escola depois das filmagens, foi muito aplaudido pelos colegas, pelo que se considera agora "meio que um herói".
O próximo passo de Noah Matthews Matofsky é ir para a faculdade de teatro, sendo que pretende ser "um pioneiro para outros jovens com Síndrome de Down". O ator, segundo o jornal britânico, "está ansioso para transmitir a mensagem de que a sua condição não o impede de nada".
A sua missão é mostrar que "todos podem ser e fazer o que quiserem" e, para tal, só têm de "sonhar em grande".
(Imagens: Instagram)