Estes sãos os erros que cometes a conduzir à chuva e que deves evitar

Chuva e condução podem ser uma combinação perigosa se fizeres estes erros

Jéssica Santos
Jéssica Santos


Quando chove, os cuidados a conduzir devem ser intensificados.

A estrada fica escorregadia e imprevisível e há condutores que não sabem tomar as decisões mais acertadas nestas condições, o que torna tudo mais perigoso.

Vamos mergulhar nos erros mais comuns que podem provocar condução perigosa e causar acidentes, quando a chuva é a protagonista.


1 - Não respeitar a distância de segurança

A distância de segurança é aquela coisa que toda a gente conhece, está a par, mas que ninguém a cumpre. Em dias de chuva, a distância de segurança é mais importante do que nunca. Não vão os pneus dar de si e provocar um acidente, se tiveres que travar de repente.


2 - Não sair de casa mais cedo

Que a chuva causa trânsito e muitos atrasos não é novidade para ninguém. Ainda assim, há quem não jogue pelo seguro, como sair de casa mais cedo, e prefira sentir adrenalina no seu dia. Ora, chuva = atrasos = conduzir mais rápido = perigo. Por isso, se queres evitar sustos na estrada, sai de casa mais cedo.


3 - Há quanto tempo não olhas para os pneus?

Os pneus são os sapatos do teu carro. Ora, se os tens carecas, a probabilidade de teres um acidente em dias de chuva aumenta muito mais.



4 - Prestas atenção às poças na estrada?

As poças são verdadeiras armadilhas. Por vezes, podem ser mais profundas do que imaginas e provocarem aquaplanagem e perda momentânea do controlo do carro. Evita, por exemplo, as laterais das estradas, dentro das curvas, que são locais com maior acumulação de água.


5 - Verifica o limpa para-brisas

É importante ires trocando a borracha dos limpa para-brisas, porque em dias de chuva eles são sagrados. Por vezes, basta limpar a borracha com pano, água e sabão para ter um melhor efeito.


Conduz com precaução e evita estes erros.




A RFM perto de ti