Empresa muda-se para zona remota para obrigar funcionários a despedirem-se

Uma jogada que é tão caricata, como de mestre: empresa muda de localização para obrigar os funcionários mais velhos a despedirem-se

Jéssica Santos
Jéssica Santos


Para esta empresa chinesa vale tudo para tentar que os funcionários se despeçam. Numa jogada que tem tanto de mestre, como de caricata, uma empresa de publicidade chinesa decidiu embarcar numa viagem estratégica, literalmente, para "despachar" alguns dos seus funcionários mais antigos e com salários mais altos. A ideia? Mudar-se para uma província remota para vencer os funcionários pelo cansaço e fazê-los, assim, despedirem-se.


A companhia, que tinha a sua sede na cidade de Xi'an, tomou a decisão brilhante de se mudar para as montanhas de Qinling. A notícia foi comunicada aos colaboradores, que foram informados de que a partir de agora, uma viagem de duas horas seria o novo trajeto diário até ao trabalho, com mais duas horas para voltar para a casa.


Para aqueles sem viatura própria, a emoção não parou por aqui. O autocarro para as montanhas passa de três em três horas e, depois veio a cereja no topo do bolo, ainda têm de fazer um trajeto a pé de três quilómetros. Uma espécie de maratona diária só para ir trabalhar.


Se já estás chocado só com estas informações, temos a dizer-te que ainda há mais. Os novos escritórios não têm casas de banho. Para os mais aventureiros que precisavam de se aliviar, a cidade mais próxima é a nova estação de serviço.



O desfecho desta epopeia laboral? Dos 20 trabalhadores, 14 despediram-se. Mais tarde, descobriram que os seus lugares tinham sido ocupados por trabalhadores mais novos - e mais baratos - e, pior, que a empresa tinha mudado a sua sede novamente para a cidade.


Os funcionários, sentindo-se enganados, decidiram partilhar a história, que se tornou viral. A empresa, no entanto, respondeu acusando os ex-trabalhadores de difamar a sua reputação. "A renda que pagávamos estava demasiado alta e o escritório estava a passar por obras de renovação. Então mudamo-nos, temporariamente, para as montanhas por uma semana”, disse um representante da empresa ao SCMP.


Os antigos funcionários acusam agora a empresa de minimizar a situação, alegando que lhes foi dito que a nova localização montanhosa serviria como sede da empresa durante muito tempo, possivelmente mais do que um ano.




A RFM perto de ti