Restaurantes de Lisboa vão ter 60 dias para deixarem de vender copos de plástico
Caso os restaurantes não cumpram esta medida, podem arriscar uma coima no valor de 15 mil euros
É o verdadeiro adeus aos copos de plástico de uso único. A próxima vez que fores a um bar ou café, em Lisboa, e pedires uma bebida, a probabilidade de vir um copo de plástico é muito baixa. Os estabelecimentos comerciais de bebidas e restaurantes de Lisboa têm, agora, uma nova missão: abandonar os copos de plástico de uso único em prol do ambiente. Caso contrário, de incumprimento desta medida, arriscam-se a uma coima no valor de 15 mil euros.
Vai ser uma verdadeira maratona: os cafés e bares têm de se livrar de copos ou outros produtos de plástico de uso único, nos próximos 60 dias. O regulamento determina, citado pela agência Lusa, a proibição de "servir, para fora do estabelecimento, produtos provenientes da venda e consumo do mesmo, em plástico de utilização única ou descartável, nomeadamente copos".
Mas não podemos negar que é uma medida necessária. Lisboa é uma cidade tão bonita, não merece ser sufocada por uma montanha de copos de plástico. Então, vamos lá, lisboetas, abracem os copos reutilizáveis e salvem o planeta, uma ginjinha de cada vez!
O despacho comunica ainda a obrigação da "limpeza diária das áreas confinantes dos estabelecimentos comerciais e respetivas zonas de influência" e "a obrigatoriedade de colocação de cinzeiros e equipamentos para deposição de resíduos produzidos pelos seus clientes". Tudo em prol do ambiente e da limpeza da cidade.