Incêndios: estas são as estradas cortadas, em Portugal

Os incêndios continuam a obrigar ao corte de autoestradas, vias-rápidas e estradas nacionais



Há vários incêndios ativos em Portugal e, até ao momento, de acordo com dados da EFFIS, já arderam mais de 14 mil hectares só na zona de Aveiro e cerca de 42 mil hectares em todos os incêndios ativos.


Há estradas cortadas, mas estes cortes podem sofrer alterações. Podes ver todas as atualizações do corte de estradas no portal das Infraestruturas de Portugal ou na vista de trânsito do Google Maps.


A A28 está cortada entre Apúlia (Esposende) e Póvoa de Varzim (Porto), devido a um incêndio que deflagrou pelas 13h03 em Barqueiros, Barcelos.

A1, A25, A41 e A43 continuam interditas devido aos incêndios que lavram em Albergaria-a-Velha e em Gondomar. Circulação entre Porto e Lisboa foi normalizada, apesar de cortes em alguns troços.

A A1 continua cortada, em ambos os sentidos, entre Angeja, no cruzamento com a A25, e Fermentelos (Aveiro Sul), no nós com a EN235. Mais a Norte, volta a estar cortada entre a estação de serviço de Antuã e a saída para a A29.

A A25 já está aberta nessa zona, mas há cortes a sul, entre Mangualde e Chãs de Tavares. A autoestrada que liga Aveiro a Viseu está interdita entre a passagem sobre o rio Vouga e Reigoso. Este corte permanece desde a tarde de segunda-feira.

A N16 também permanece fechada ao trânsito, entre Cacia e Sever do Vouga. Já a N16-2 está cortada entre Albergaria-a-Velha e Alquerubim.

Os cortes na N1 também permanecem esta terça-feira, na zona de Lameiro, junto ao rio Vouga.

Outras estradas locais de menor dimensão entre na zona de Albergaria também estão vedadas ao trânsito.

Na zona de Gondomar, a A41 também se mantém interdita, em ambos os sentidos, entre as Medas e Aguiar de Sousa. A A43 está cortada entre Gens e Gondomar. À entrada da cidade, também a N209-1 está encerada nos dois sentidos.

No distrito de Viseu, a A24 e a N12 estão cortadas na zona de Castro Daire. A A24 também está interdita nos dois sentidos entre o nó de Samardã e o nó de Vila Pouca de Aguiar.

A N2 também tem um corte total entre Covelo e Pedras Salgadas..

A norte, a N1 está cortada entre Mesão Frio e Amarante. Nesta zona, também a N210 está cortada entre Amarante e Celorico de Basto. A N101 está cortada entre Cavalinho e Mesão Frio e, também, em Bustelo.

A4 tem constrangimentos entre Penafiel e Castelões.

Na zona de Marco de Canavezes, a N577, a N221 e a N232-1 estão cortadas.

Em Resende, está cortada a N222, entre Oliveira do Douro e Freigil.

A circulação entre Porto e Lisboa começou a ser normalizada a partir das 23h00 de segunda-feira, mas o corte de estradas permanece em alguns troços.

Os serviços de autocarros expressos, FlixBus e Rede Expressos, já retomaram o serviço entre Porto e Lisboa. Grande parte das viagens desta terça-feira realizaram-se na normalidade, mas houve carreiras canceladas.


A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) prolongou o alerta para perigo de incêndio rural até quinta-feira, 19 de setembro.

Acompanha todas as atualizações do corte de estradas no portal das Infraestruturas de Portugal ou na vista de trânsito do Google Maps.




A RFM perto de ti