As temperaturas vão descer e a chuva está de regresso esta semana e pode ser essencial no combate às chamas

Os termómetros vão descer devido a uma massa de ar frio depois de dias de calor intenso



O centro e norte de Portugal têm enfrentado uma vaga de incêndios e foi declarado estado de alerta até quinta-feira, dia 19 de setembro. Agora, após vários dias de temperaturas elevadas, a chuva pode estar de regresso e ser uma aliada no combate aos incêndios.


Segundo a ‘Meteored’, as temperaturas vão começar a sofrer alterações já esta quarta-feira, dia 18 de setembro, e tudo graças a uma massa de ar frio associada a uma depressão isolada em altura e à tempestade Boris – esta última que tem também causado impactos em outros países da Europa Central e de Leste.


Os termómetros vão descer de forma generalizada, nas zonas centro e sul do país. Apesar de tudo, na região Norte as máximas irão sofrer um pequeno aumento e deverão manter-se entre os 25 e os 32 graus centigrados.


Os dias vão sofrer uma mudança de 180º graus com o regresso da chuva e trovoadas a grande parte do território continental, na madrugada de quinta-feira, dia 19 de setembro. A chuva vai dar um ar da sua graça primeiramente no centro e sul do país e, mais tarde, chega até às regiões no norte e interior, e pode ser uma ajuda essencial no combate aos incêndios.


Estas alterações meteorológicas vão criar instabilidade atmosférica até ao final da semana, com uma mudança no padrão do vento, deixa de haver tanto, e um aumento da humidade do ar. Os dias de chuva e trovoadas devem ficar até domingo, dia 22, particularmente nas zonas norte e centro.




A RFM perto de ti