Comissão Europeia quer que seja proibido fumar ao ar livre em zonas muito frequentadas
Parques infantis ou paragens de transportes podem vir a ser zonas sem fumo com a entrada em vigor desta medida
Fumar ao ar livre vai apresentar limitações em breve, pelo menos é isso que pretende a Comissão Europeia. No âmbito da luta contra o cancro, fumar em zonas muito frequentadas, como parques infantis ou estações de transportes pode vir a ser proibido.
A iniciativa foi apresentada esta terça-feira, dia 17 de setembro, e a Comissão Europeia recomendou aos Estados-membros que alarguem as políticas ambientais sem fumo às principais zonas ao ar livre na União Europeia.
O objetivo é ter uma geração sem tabaco até 2040 e o comunicado divulgado dá conta de que zonas recreativas ao ar livre, acima de tudo as largamente frequentadas por crianças, como parques públicos, parques de diversões e piscinas, áreas exteriores ligadas a instalações de cuidados de saúde e educação, edifícios públicos e estabelecimentos de serviços e paragens de transportes devem passar a ser livres de fumo do tabaco.
A Comissão Europeia está também disponível para dar um apoio nesta iniciativa e dará uma subvenção direta de 16 milhões de euros do programa EU4Health e 80 milhões de euros do programa Horizonte para reforçar o controlo do tabaco e da nicotina e para prevenir a dependência.
Para além disso, os Estados-membros devem alargar as políticas ambientais sem fumo a produtos de tabaco aquecido e cigarros eletrónicos.
A medida visa combater o tabaco que é o principal fator de risco de cancro na EU, na Islândia e na Noruega, de acordo com a SIC Notícias.