"Do They Know It's Christmas" regressa 40 anos depois. Ouve na RFM
1 mês antes do Natal, 40 anos depois do seu lançamento, "Do They Know It's Christmas" está de volta! Ouve a nova versão na RFM a partir das 8.40h
A RFM associa-se à estreia mundial da nova versão de "Do They Know It´s Christmas" da Band Aid - lançada 40 anos depois da gravação da versão original.
Um mês antes do natal, a 25 de novembro, vais poder ouvir esta nova versão na RFM em estreia mundial ao longo do dia- às 8h40 e depois às 10h, 14h, 18h, 20h e 22h.
A Band Aid surgiu em 1984 de um ideia de Bob Geldof e Midge Ure para angariar dinheiro para ajudar as milhares de pessoas que morriam à fome na Etiópia, em África.
Com este objetivo, os vocalistas dos Boomtown Rats e dos Ultravox compuseram "Do They Know It's Christmas?" e convidaram os maiores nomes da música britânica e irlandesa da altura para gravarem este single cujos lucros reverteriam para essa causa.
Produzido por Trevor Horn, o disco "Do They Know It's Christmas?" foi lançado no dia 15 de Dezembro de 1984 batendo trecords de vendas!
Os lucros foram geridos pela fundação "Band Aid Trust" e deste projeto nasceria, no verão do ano seguinte , em julho de 1985, o concerto Live Aid que se transformaria num fenómeno mundial, arrecadando ainda dez vezes mais lucros que as vendas do single.
A Band Aid foi reformulada com músicos de outras gerações em 2004 e 2014 sempre com os maiores nomes da pop de cada época atingindo, em cada década vendas astronómicas.
Agora para comemorar os 40 anos da gravação original, Bob Geldof, Midge Ure e Trevor Horn vão lançar uma compilação com um novo Ultimate Mix de 2024 .
A nova versão de “Do They Know It’s Christmas?” estrea simultaneamente nas rádios do Reino Unido e na RFM a 25 de novembro de 2024, dia em que se assinala o 40.º aniversário da gravação da canção original. Nesse dia esta nova versão fica também disponível para streaming em todas as plataformas digitais.
“Do They Know It’s Christmas? – 2024 Ultimate Mix” estará também disponível para compra em formato digital e fisicamente nos formatos 1CD e vinil 12”, que serão lançados a 29 de novembro.
“Do They Know It’s Christmas?” foi gravado em três ocasiões distintas, ao longo de três gerações distintas: Band Aid (1984), Band Aid 20 (2004) e Band Aid 30 (2014).
O tema que começou como uma simples canção de solidariedade de Natal acabou por se tornar na primeira pedra de alguns dos maiores eventos da história da pop.
“Do They Know It’s Christmas?” acabou por influenciar e chamar a atenção das estruturas políticas do seu tempo para a sua causa, reunindo os maiores nomes do rock ‘n roll britânico dos últimos 40 anos.
Para celebrar este “instrumento de mudança”, o produtor Trevor Horn pegou nestas gravações e, através de extraordinárias técnicas de produção musical, combinou todas as vozes destas 3 gerações separadas numa única faixa.
Vê aqui o trailer do video
No “Band Aid - 2024 Ultimate Mix” vais poder ouvir o jovem Sting de 1984 a cantar ao lado do Ed Sheeran de 2014. O jovem Boy George com o jovem Sam Smith. Um novato George Michael ao lado de um jovem Harry Styles. O jovem Bono com um Bono mais velho, Chris Martin com Guy Garvey, as Sugababes e as Bananarama, Seal e Sinead O’Connor, Rita Ora e Robbie Williams, Kool and the Gang e Underworld.
As vozes cantam acompanhadas pela banda Band Aid, composta por Paul McCartney, Sting, John Taylor (baixo), Phil Collins, Roger Taylor, Danny Goffey (bateria), Thom Yorke (piano), Paul Weller, Damon Albarn, Midge Ure, Johnny Greenwood, Gary Kemp e Justin Hawkins (guitarra).
"Do They Know It’s Christmas?” não é apenas uma reunião dos mais marcantes musicos britânicos mas também das artes visuais.
Ao longo dos anos, a capa da Band Aid foi lançada com artworks originais de Peter Blake, Tracey Emin, Damian Hirst e Mat Maitland.
Agora com 93 anos, Peter Blake ( também autor da capa de Sgt Pepper's dos Beatles) foi mais uma vez chamado dar cor à capa de Band Aid, nesta comemoração histórica.
Usando imagens dos últimos 40 anos que esboçam a história do Band Aid, Peter Blake deu-nos algo instantaneamente clássico e completamente “atual”.