Quais são as comidas portuguesas que os estrangeiros acham muito estranhas?

Estes são alguns dos petiscos que os portugueses adoram e os estrangeiros nem por isso

Ana Margarida Oliveira
Ana Margarida Oliveira


Cada país tem os seus hábitos gastronómicos que estão, também, ligados à própria História de cada região e geografia. Por isso, aquilo que, num determinado país, é um prato altamente apreciado, num outro não é.

Arroz com sangue, pele de porco com pelos, caracóis e orelhas, entre mais uns quantos, são grandes petiscos pelos quais os portugueses se pelam e os estrangeiros acham bizarros!

Fizemos uma pequena seleção destas maravilhosas e “estranhas” iguarias a que os estrangeiros torcem o nariz.


Caracóis

Carregam a casa às costas, são cozinhados com ervas aromáticas e riquíssimos em proteínas. Os caracóis são um daqueles petiscos que reúnem muitos portugueses à volta das mesas das esplanadas, durante o verão!



Tripas

A base deste prato são literalmente as tripas do animal, ainda feijão e outros enchidos. É um petisco e tanto e há quem faça quilómetros para degustar as Tripas à moda do Porto com muito prazer.



Cabidela

Este prato é feito com frango ou galinha com arroz. Até aqui tudo normal, não fosse acrescentar-se à iguaria sangue do próprio animal misturado com vinagre. Amado por muitos, apesar do ar eventualmente menos atrativo, é o arroz de cabidela!



Morcela

É um chouriço muito escuro porque, lá está, é feito com sangue e gordura de porco. Tem algumas variações e adaptações pelo país fora. Os estrangeiros olham-na com desconfiança mas os portugueses salivam por uma boa morcela!



Enguias

Basicamente parece uma cobra do mar ou do rio. Cozinham-se maiores ou mais pequenas, fritas ou em ensopado, e são um petisco supimpa que leva muitos portugueses a percorrem estradas e estradas para as degustarem. São as nossas enguias!



Courato

Ora, o courato é pele de porco com pelos, nalguns casos. Bizarra, estranha, esquisita, mas os portugueses que a apreciam não lhe resistem mesmo, sobretudo na versão “sandes de courato”. Também aparecem na versão torresmos, um aperitivo do melhor para quem gosta!



Orelha

Podíamos falar também dos pezinhos, mas escolhemos a orelha de porco porque é um petisco tão estranho quanto adorado (como os pezinhos), sobretudo no centro e sul do país! As orelhas são temperadas com azeite, coentros e alho. Os estrangeiros têm de atrever-se a provar!




A RFM perto de ti