Campeã da coragem faz xeque-mate à Arábia Saudita
Chama-se Anna Muzychuk, de 27 anos, e, embora vá perder 2 títulos mundias de xadrez nos próximos dias, ganhou a admiração e o respeito de grande parte do mundo.
A ucraniana, dupla campeã mundial de xadrez, anunciou no facebook que não vai participar no campeonato mundial de xadrez na Arábia Saudita por se recusar a usar a veste feminina saudita, a abaya (uma túnica larga e muito comprida).
Escreve ela no facebook: “Em poucos dias vou perder dois títulos mundiais, um a um. Apenas porque decidi não ir à Arábia Saudita. Por não jogar com as regras de outros, por não usar abaya, por não ter de ir acompanhada à rua, e finalmente por não me sentir uma criatura secundária”. Na imagem que partilha, apresenta as 2 medalhas que recebeu o ano passado e que este ano não vai revalidar.
Anna segue os passos de Nazi Paikidze, a campeã americana que, no início deste ano, não competiu no Irão por se recusar a usar o Hijab (o véu islâmico) e Dorsa Derakshani, campeã de xadrez iraniana, chegou mesmo a ser proibida de jogar pelo seu país por recusar o véu islâmico - agora joga pelos Estados Unidos.
A posição que Ana agora toma foi também seguida pela sua irmã, 2 anos mais nova, Mariya Muzychuk, também jogadora de xadrez e que também já recusou participar nos campeonatos que se realizam em Ryad nos próximos dias.