Ele provou que o mundo é redondo e é português
Os portugueses são pioneiros em tantas coisas! Fomos e somos muitas vezes os primeiros em diversas e variadas áreas e temos um orgulho sem fim por todas estas proezas, conquistas e sucessos!
Sucede que faz 500 anos que o português Fernão de Magalhães partiu de Espanha, pago por espanhóis para uma viagem que tinha um objetivo – que mais à frente já explicamos – e que acabou por provar algo de que já se desconfiava ou até já se sabia, mas que carecia de ser provado: o mundo é “redondo”.
Porquê? Porque o Tratado de Tordesilhas, celebrado em 1494, determinava que o mundo se dividia ao meio. Portugal tinha direito a todas as terras descobertas, fora da Europa, a leste do meridiano que passava a 370 léguas a oeste do arquipélago de Cabo Verde. Espanha ficava com os territórios descobertos a oeste deste meridiano.
Portugueses e espanhóis demandavam pela posse das ilhas Molucas, riquíssimas em especiarias, uma vez que estas ficavam no limite que o Tratado impunha: o mundo, a leste das Molucas, pertencia a Espanha e a oeste a Portugal.
E o resultado foi a realização da primeira viagem de circum-navegação ao mundo e a prova de que o mundo era redondo!
Fernão de Magalhães não chegou a concluir a viagem, pois foi morto numa rixa, nas Filipinas, em abril de 1521, mas um outro navegador da mesma frota chegou às Molucas.
Voltando à viagem de circum-navegação: Fernão de Magalhães saiu do Oceano Atlântico por um estreito, então chamado de Todos os Santos, atingindo depois o Oceano Pacífico. O estreito que une os dois oceanos tem o nome de Fernão: Estreito de Magalhães.
Por aqui passou, pela primeira vez, um português!