A RFM atravessa Portugal de Chaves a Faro pela mítica EN2
RFM SENTE PORTUGAL! A RFM PERCORREU PORTUGAL DE CHAVES A FARO PELA MÍTICA EN 2 E LEVOU A MAGIA DA RÁDIO DE NORTE A SUL DO PAÍS
Foram quase duas semanas pela mítica Nacional 2. A RFM atravessou Portugal de Chaves a Faro para estar ainda mais perto dos portugueses.
O RFM Sente Portugal levou a magia da rádio pelos 739 kms que cruzam 35 concelhos do território continental. A equipa da RFM deixa aqui uma palavra de agradecimento a todos os que receberam a rádio das grandes músicas e os fizeram sentir sempre em casa. Portugal tem muito para descobrir e esta viagem pela EN2 mostrou-nos um pouco mais deste nosso pequeno grande país.
RFM SENTE PORTUGAL! – Vê aqui onde estivemos:
Dia 14 Sexta Chaves Largo General Silveira (ou Largo das Freiras), entre as 17h e as 20h - atuação de Noble
Na RFM apostamos na ideia de que o verão 2020 vai ser um grande verão! E sempre contigo!
RFM SENTE PORTUGAL
Pudeste acompanhar esta aventura com o MEO que te liga à vida e com o Minipreço, ao teu lado, agora e sempre.
RFM SENTE PORTUGAL
RFM SENTE PORTUGAL
Começou sexta feira, dia 14 de agosto em Chaves, o KM 0 da Estrada Nacional 2, e foi um começo cheio de vontade e energia. A simpatia dos flavienses, a forma fantástica como fomos recebidos, os pastéis de Chaves que são mesmo uma delícia, as termas de Chaves com as águas mais quentes da península ibérica e a exposição da Paula Rego, no museu de arte contemporânea Nadir Afonso, deixaram-nos de coração cheio. Chaves é também a cidade onde começa ainigualavel ecovia transfronteiriça que, para já, vai ate Verín em Espanha. Vamos seguir viagem para Santa Marta de Penaguião.
E a RFM faz todos estes quilómetros só para estar contigo, na tua cidade, na tua vila, no teu município! Sabemos como, tantas vezes, os 35 municípios, atravessados pela EN2, são esquecidos pelos tradicionais “mapas” de eventos e, por isso mesmo, a RFM vai ter contigo!
Vê aqui as fotos de Chaves...
No segundo dia do RFM Sente Portugal, chegámos a Santa Marta de Penaguião.
A primeira coisa que fizemos foi visitar o miradouro de São Pedro, ficámos maravilhados com a vista. De seguida fomos conhecer o trabalho do senhor Leonel, um artesão da terra, que faz trouxas de moscatel. Não, não é nada que se coma! As trouxas serverm para ajudar a transportar os cestos das vindimas.
Já sabíamos que se bebia muito bem em Santa Marta de Penaguião, mas também tivemos a certeza que os pratos típicos são de comer e chorar por mais, a câmara municipal preparou para nós um almoço delicioso, com arroz de feijão no pote, pataniscas de castanha da dona Hermínia do Marão, uma cozinheira de mão cheia. Para terminar visitámos um hotel de charme lindíssimo, o Magnificat, que tem o primeiro spa de vinho do Porto do país. Próxima paragem Mortágua.
O terceiro dia desta viagem incrível pela estrada nacional 2 foi passado em Mortágua.
Fomos recebidos de braços abertos na praça do município, onde ficámos a conhecer o barbeiro Afonso Costa, o barbeiro mais conhecido da terra, a professora Zilia que nos explicou a origem do prato mais típico de Mortágua, a Lampatana.
Descobrimos também que é em Mortágua que as selecções de canoagem de todo o mundo fazem estágio, a selecção nacional também. Provámos uma maravilha a nível gastronómico, que se chama delícia de Mortágua, o nome diz tudo.
Para além disso é em Mortágua que fica aempresa que construiu o primeiro parque eólico marítimo dos Estados Unidos.
Próxima paragem, Penacova, a vila portuguesa que tem o ar mais puro e a água mais vendida do país.
Inventámos um novo desporto, o parapente em miniatura e neste momento estamos à espera que o Daniel Fontoura aterre em Góis!
Tanta coisa gira para fazer em Góis. E já agora, sabias que foi em Góis que nasceu a empresa que ilumina parte de Portugal e outros países?
A aventura da RFM NA NACIONAL 2 continua e já chegámos à conclusão vamos ter de fazer esta estrada mais do que uma vez porque o tempo que temos não dá para ver tudo o que queremos.
Quinta feira, dia 20 de agosto:
Sexta - feira supostamente é o melhor dia da semana, mas começar o dia com uma zaragatoa no nariz não é a coisa mais espectacular do mundo!! Ainda assim foi o que aconteceu ao Daniel Fontoura, ao Rodrigo Gomes e ao Diogo Rosa (técnico RFM). Saíram cedo de Avis em direção a Almodôvar para fazer o teste do Covid-19 para poderem ir na Segunda-feira para os Açores. Foram bem recebidos pela Fernanda Fernandes que lhes espetou cotonetes no nariz e na garganta e tornou esta viagem ainda mais memorável!
A etapa Almodôvar - S. Braz de Alportel tinha um desafio pelo meio. Um desafio chamado Serra do Caldeirão. Não foi fácil fazer as 365 curvas de carro, mas de certeza que os vários ciclistas que encontrámos tiveram uma tarefa bem mais difícil. Entrámos em S. Braz de Alportel em modo “trio eléctrico” com muita gente a receber-nos às janelas. Ao almoço tivemos oportunidade de de provar várias pizzas diferentes. Figo e presunto; sardinha e tudo feito com produtos da região.
Km 739 e 200mt