Porque é que o coração é o símbolo do amor?
EXISTEM VÁRIAS TEORIAS QUE EXPLICAM A RELAÇÃO ENTRE O CORAÇÃO E O AMOR
É o motor do nosso corpo, leva o oxigénio e os nutrientes às nossas células, e consegue bater sozinho fora do corpo humano por alguns segundos ou minutos, mediante as condições. O coração tem um trabalho físico maior do que qualquer outro músculo do nosso corpo – bombeia em apenas um minuto cinco litros de sangue – e quando se trata de uma criança bate mais de 100 vezes por minuto.
Cada vez que experimentamos emoções fortes, como o amor, o nosso coração bate mais rápido e, por vezes, até parece que quer saltar pela boca. Isto porque há um aumento de adrenalina, e um consequente aumento da frequência cardíaca.
Por outras palavras, um coração partido pode mesmo partir o coração. Na antiguidade, os hebreus já associavam a parte sentimental ao coração, uma vez que os sentimentos geravam sensações neste músculo.
Esta planta tinha sementes com o formato de um coração e era tão importante para a cidade que as moedas de Cirena tinham uma planta ou uma semente de sílfio gravadas na face.
Para os cristãos, o coração sempre esteve relacionado com a essência do ser, permitindo a aproximação entre Deus e o homem. O cristianismo acredita também numa relação direta entre o amor e a espiritualidade.