As pessoas que usam óculos podem ser mais inteligentes

UM ESTUDO SUGERE QUE AS PESSOAS QUE USAM ÓCULOS SÃO MAIS INTELIGENTES. MAS HÁ ALGUMAS RESSALVAS

Jéssica Santos
Jéssica Santos



Quando pensas numa pessoa inteligente, qual a imagem que te vem à cabeça? Pensas numa pessoa com óculos? Os filmes, séries e livros facilmente associam a ideia de uma pessoa com óculos a altos níveis de inteligência. E parece que não se trata apenas de uma generalização. Há sempre exceções, mas a ciência vem agora mostrar que, no geral, as pessoas que usam óculos são mais inteligentes. Em jeito de comemoração deste Dia Mundial da Visão - celebrado a 8 de outubro - mostramos-te as conclusões a que os investigadores chegaram.


Um estudo desenvolvido por investigadores da Universidade de Edimburgo, e citado pelo jornal Nature Communications, sugere que existe uma ligação entre a falta de visão e a inteligência. O objetivo deste trabalho científico era tentar perceber se os traços genéticos de uma pessoa influenciavam a sua inteligência, ou seja, fatores como a memória, raciocínio e atenção.



Foram analisadas 300.486 pessoas, com idades compreendidas entre os 16 e os 102 anos, e os resultados mostram que existem correlações genéticas entre a função cognitiva geral e uma série de problemas de saúde, nomeadamente a falta de visão.


Concluiu-se que as pessoas que usam óculos têm cerca de 30% maior probabilidade de serem mais inteligentes. Além disso, os investigadores dizem ainda que as pessoas inteligentes vivem mais anos e têm uma melhor saúde mental.


Este estudo pode gerar alguma curiosidade, principalmente por parte das pessoas que usam óculos. No entanto, os cientistas advertem para o facto de este fator ainda ter de ser alvo de mais investigação para ser considerado 100% verdadeiro.




A RFM perto de ti