O que é que cria mais stress nas pessoas?

HÁ MILHARES DE TEMAS QUE PODEM CAUSAR STRESS ÀS PESSOAS, MAS UM ESTUDO DESCOBRIU AQUELE QUE MAIS AS ASSUSTA

Madalena Costa
Madalena Costa



Há vários temas e assuntos que colocam as pessoas a tremer por dentro e com alguma ansiedade. Para umas, podem ser as filas intermináveis do trânsito, para outras são as filas de supermercado ou chegar atrasado a uma reunião. Mas, por acaso, sabes qual é o assunto que mais causa stress às pessoas, na sua maioria?


Um estudo realizado no Reino Unido analisou mais de 2 mil pessoas e os eventos que, se acontecessem, mais lhes causariam stress ou afetariam as suas vidas.


Depois de analisar os homens e as mulheres, os investigadores chegaram à conclusão de que a morte do conjuge, de um parente ou de um amigo é aquilo que mais causa stress aos inquiridos. A seguir a este acontecimento, vem um possível encarceramento num carro, uma inundação ou incêndio, uma doença grave e ser despedido no trabalho.



Mas, tudo depende da idade! O estudo avaliou as diferentes idades dos participantes e chegou à conclusão de que as preocupações ou os acontecimentos são mais stressantes à medida que as pessoas envelhecem.


Para aqueles com idades compreendidas entre os 25 e os 34 anos, a maior situação de stress induzido pela vida foi a perda de um smartphone e a chegada de um primeiro filho. Já os restantes, a morte de alguém próximo e querido é aquilo que os deixa mais stressados.


De uma forma geral, o estudo chegou também à conclusão de que as mulheres têm mais dificuldades em lidar com o stress do que os homens. No entanto, para ambos, o maior stress diário acontece durante as idades de maior trabalho, entre os 35 e os 54 anos.


Muitas vezes, os altos níveis de stress diários acabam por influenciar a felicidade e a vida de milhares de pessoas. O stress excessivo pode levar à ansiedade e pode ter graves repercussões no coração, nos pulmões e na circulação sanguínea. Por isso, é importante que cada um de nós seja consciente do stress que experiencia diariamente ou ao qual está exposto.


No Dia da Consciencialização do Stress, assinalado a 4 de novembro, tira algum tempo para ti e afasta-te das maiores fontes de stress que tens na tua vida. O teu bem-estar está em primeiro lugar e, em tempos difíceis como aqueles que vivemos atualmente, é importante identificares as pressões individuais aos quais está sujeito e arranjares formas de os ultrapassar para cuidares, o máximo possível, de ti!




A RFM perto de ti