"Há alguém mais gulosa do que eu?" é uma rubrica semanal na RFM (no Wi-Fi, aos Domingos, pelas 21 horas), uma app, um blogue, livros de receitas, canal no YouTube e catering de uma repórter apaixonada por doces.

Estes queques deliciosos foram o meu bolo de aniversário deste ano. Fiz um piquenique nas Aldeias de Xisto e nada melhor do que levar uns bolinhos que se transportam facilmente, nem é preciso partir o bolo, ficam logo preparadas doses individuais. Quer dizer, verdade seja dita, eu não comi apenas um! É que são tão maravilhosos! A massa de bolo fica húmida, aromatizada com baunilha e laranja. E a cobertura aveludada de queijo creme com limão?! De comer e chorar por mais! Fiz 8 unidades, podes dobrar a receita. Espero que gostes!



Queques de Laranja e Queijo Creme de Limão

(Para 8 unidades)

Massa:
2 ovos
200 g de açúcar
175 g de farinha de trigo com fermento
75 ml de leite
70 g de manteiga amolecida
Raspa de 1 laranja
1/2 colher de sobremesa de essência de baunilha
1 colher de sobremesa de fermento em pó
1 colher de sopa de sumo de limão

Creme:
200 g de queijo creme
130 g de açúcar em pó
100 g de manteiga sem sal, amolecida
Raspa de ½ limão

Decoração:
Raspas de chocolate q.b.

Queques: pré-aquecer o forno a 175º C. Misturar num copo o leite com o sumo de limão e reservar durante 10 minutos. Forrar formas de queques com forminhas de papel. Bater os ovos com o açúcar e a manteiga. Misturar a raspa de laranja e o leite. Envolver os restantes ingredientes. Distribuir a massa nas formas e levar ao forno durante 15 minutos. Retirar e deixar arrefecer.

Creme: bater todos os ingredientes até ficar um creme homogéneo. Aplicar nos queques. Decorar com raspas de chocolate.