Fiz este bolo para o aniversário da mana, uma receita perfeita para uma celebração! Celebramos o melhor da vida com bolos, pois que sejam bolos que nos deixem a babar!

Este fica melhor se reservares o bolo durante umas horas no frigorífico antes de servir, a massa fica húmida e o creme fica fresco. Até podes fazer na noite anterior. O casamento perfeito entre uma massa de baunilha; um creme aveludado confecionado com natas, queijo creme e doce de leite; e nozes caramelizadas polvilhadas com flor de sal, para acentuar os sabores desta sugestão. Será que vais comer apenas uma fatia? Espero que gostes!

Bolo de Baunilha, Doce de Leite, Noz Caramelizada e Flor de Sal

Massa:
240 g de açúcar amarelo
210 g de farinha de trigo com fermento
4 ovos
2 colheres de sopa de manteiga amolecida
1 colher de sobremesa de fermento em pó
1 colher de sobremesa de essência de baunilha

Creme:
200 ml de natas frescas
200 g de queijo creme
200 g de doce de leite
50 g de açúcar em pó

Nozes caramelizadas:
50 g de açúcar
2 colheres de sopa de água
70 g de nozes
Flor de sal q.b.

Massa: untar uma forma de 20 cm com manteiga e forrar o fundo com papel vegetal também untado. Pré-aquecer o forno a 175º C.
Bater os ovos com o açúcar. Envolver os restantes ingredientes. Verter na forma e levar ao forno entre 20 a 25 minutos. Desenformar, deixar arrefecer e cortar o bolo ao meio. Rechear e cobrir o bolo com o creme. Decorar com o creme e as nozes caramelizadas.

Nozes caramelizadas: levar o açúcar e a água num tacho ao lume até chegar ao ponto de caramelo. Retirar do lume. Passar as nozes pelo caramelo, com a ajuda de um garfo, colocar as nozes numa folha de papel vegetal até que o caramelo solidifique. Polvilhar com flor de sal.

Creme: bater todos os ingredientes até ficar consistente.