5 - Escolham um parque na vossa área de residência e façam um Piquenique!

Fazermos programas perto da zona onde estamos é ecológico - e económico - porque não existe o custo e impacto ambiental de uma deslocação. E a verdade é que nos leva a conhecer melhor o sítio onde moramos. Estamos sempre prontos para "turistar" fora e também é divertido que o possamos fazer na nossa área.

4 - Levem a maioria dos utensílios de casa, e optem por opções reutilizáveis.

Claro que o mais relevante será que não sejam de plástico descartável, e já existem até opções de papel biodegradáveis. Mas a melhor opção são mesmo pratos que possam reutilizar e levar os talheres e palhinhas de casa! Comprem um kit para toda a família que dará para todas as idas à praia, marmitas de trabalho e para estes momentos outdoor. E optem por guardanapos de pano, são bonitos e são menos um lixo gerado.

3 - Levem sacos para o lixo.

Evitem deixar “rasto” da vossa passagem pelo parque ou praia! Levem o lixo e separem o lixo orgânico do lixo reciclável. Mas deixamos também um desafio: aproveitem para recolher lixo que encontrem pelo caminho!

2 - Escolham opções alimentares ecológicas.

Evitem comprar produtos embalados! Divirtam-se a cozinhar em família e incluam o máximo de produtos de origem vegetal já que a sua produção tem um impacto mais leve no nosso meio ambiente.

1 - Levem jogos e brincadeiras de casa!

Aproveitem para fazer coisas tão simples como jogar à bola ou andar de bicicleta. Deixar a tecnologia de lado e aproveitar o momento!
Ana Gomes