Quando um aluno termina a escolaridade obrigatória, ou seja, o 12.º ano, pensa, em muitos dos casos, no curso que vai querer seguir no Ensino Superior. Esta realidade é a de milhares de alunos portugueses, com exceção de muitos outros que, infelizmente, por terem limitações cognitivas não podem ir para a universidade. Só que isso está prestes a mudar.


Pessoas com limitações cognitivas têm a partir de agora um curso adaptado a si. A Universidade de Aveiro e o Grupo Jerónimo Martins vão desenvolver um curso que vai permitir a pessoas com dificuldades cognitivas terem aulas com estudantes de licenciatura, um diploma de ensino superior, estágio e propinas pagas por uma empresa privada.



Este projeto quer sobretudo promover a inclusão de pessoas com maior vulnerabilidade no mercado de trabalho e na vida ativa.


O curso “Programa Individual de Estudos Multidisciplinares” vai começar em outubro de 2021 e vai permitir a estas pessoas terem uma experiência no ensino superior. E, mais do que isso, vais-lhes permitir sentirem-se parte da sociedade.