A internet guarda em si o melhor dos dois mundos. Abriu-nos, no geral, ao mundo, conectou-nos e tornou-nos mais ligados. Por outro lado, também tomou conta do nosso tempo, rotinas e já dá nomes a várias fobias que os adultos têm.


Um estudo feito pela consultora Nielsen e da Dynata, intitulado Digital Consumer Survey Portugal 2021, mostra dados preocupantes. Em média, os portugueses estão ligados durante 72 horas por semana. Ora, de acordo com o Código do Trabalho, o horário semanal está fixado no limite de 40 horas e se dormirmos oito horas por dia - o que não acontece com a maioria dos portugueses com mais de 25 anos - totaliza 56 horas por semana.



Quer isto dizer que passamos mais tempo na internet do que a dormir ou até a trabalhar. Grande parte dos portugueses (93%) diz mesmo que vê televisão enquanto utiliza a internet em simultâneo num segundo ecrã, habitualmente o telemóvel.


E o que fazem tanto tempo na internet? 15 horas semanais são para ver plataformas de streaming, 14 horas semanais para ver televisão, 13 horas semanais para as redes sociais e o resto do tempo é para a pesquisa de conteúdos, envio de mensagens, chamadas de vídeo e compras online.

Este estudo permite-nos concluir que a internet é o centro da nossa vida quando comparada com o trabalho ou descanso. Hoje em dia, muito da nossa vida passa por um ecrã e há que saber gerir esse efeito em nós para não deixarmos que o melhor nos passe ao lado.