RFM é a marca de Media mais Relevante e Reputada do 1º semestre 2021

DADOS APRESENTADOS POR ESTUDO DA CONSULTORA ONSTRATEGY


No primeiro semestre do ano de 2021, a RFM aparece como a marca de Media mais relevante e reputada, de acordo com o estudo da consultora OnStrategy, no âmbito do estudo anual RepScore™.


Numa escala de 100 pontos, a RFM apresenta o melhor índice de reputação e relação emocional com os portugueses com 73,8 pontos.


O estudo RepScore avalia a relevância e reputação emocional das marcas junto dos cidadãos portugueses e é desenvolvido de forma contínua ao longo do ano. É um trabalho é desenvolvido e em conformidade com a certificação das normas ISO20671 (avaliação de estratégia e força) e ISO10668 (avaliação financeira), avaliando os atributos associados à notoriedade, admiração, relevância, confiança, preferência e recomendação.

De acordo com Pedro Tavares, Partner e CEO da OnStrategy «…a pandemia veio alterar a forma como os cidadãos consomem a comunicação das marcas e a importância que atribuem aos diferentes veículos de comunicação, e neste contexto não é válido fazer mais do mesmo.»


Sectorialmente, são avaliadas mais de 40 indústrias, as marcas que registam o melhor índice de reputação e relação emocional:

Banca: BPI (65,1pts).
Sistemas de Pagamento: Multibanco (74,1pts).
Seguros: Fidelidade (64,9pts).
Crédito ao Consumo: Cetelem (54,3pts).
Energia: EDP (74,6pts).
Tecnologia: Microsoft (80,8pts).
Electrónica de Consumo: Samsung (75,3pts).
Telecomunicações: MEO (75,2pts).
Media: RFM (73,8pts).
Multimédia Online: YouTube (74,3pts).
Retalho Alimentar: Lidl (78,4pts).
Retalho Tecnologia: Worten (76,7pts).
Retalho Online: Amazon (77,5pts).
Retalho Lar: IKEA (76,8pts).
Retalho Bricolage e Acessórios: Leroy Merlin (76,0pts).
Retalho Desporto: Decathlon (71,9pts).
Retalho Têxtil: Zara (70,2pts).
Retalho Restauração: McDonalds (73,5pts).
Retalho Saúde e Bem Estar: Wells (69,6pts).
Retalho Centros Comerciais e Outlets: Colombo (74,9pts).
Alimentação: Nestlé (86,2pts).
Bebidas Não Alcoólicas: Luso (77,6pts).
Bebidas Alcoólicas: Superbock (74,9pts).
Alimentação Animal: Friskies (71,6pts).
Higiene Pessoal: L’Oreal (78,5pts).
Higiene do Lar: Fairy (72,4pts).
Saúde e Bem-estar: Fundação Champalimaud (78,1pts).
Farmacêuticas: Pfizer com melhor índice (71,9pts).
Hotelaria e Lazer: Pousadas de Portugal (73,2pts).
Agências de Viagens: Viagens Abreu (72,1pts).
Linhas Aéreas: Emirates (71,7pts).
Mobilidade: Via Verde (73,2pts).
Automóveis: Mercedes (74,0pts).
Desporto: Federação Portuguesa de Futebol (74,2pts).
Brinquedos e Entretenimento: Disney (76,5pts).
Jogos de Apostas: Jogos Santa Casa (71,6pts).
Produtos Industriais: Vista Alegre (75,4pts).
Serviços Profissionais: CTT (71,6pts).
Construção e Engenharia: Mota Engil (55,7pts).
Real State: Remax (70,2pts).
Acessórios de Moda: Swatch (70,1pts).
Luxo: Omega (75,8pts).
Educação e Universidades: Nova SBE (80,5pts).
Auditoria, Consultoria e Serviços Jurídicos (target empresarial): Deloitte (77,6pts).

A OnStrategy assina o Global RepScore™ que avalia, desde 2009, o posicionamento e os níveis emocional e racional de reputação associados a mais de 2.000 marcas em Portugal. Este trabalho é elaborado tendo por base um trabalho de campo que decorre em contínuo durante as 52 semanas do ano junto de mais de 40.000 cidadãos online e mais de 10.000 cidadãos presencialmente ou por telefone, sendo os mesmos representativos da sociedade Portuguesa no que respeita à distribuição geográfica, género, idade e grau de formação.

Esta metodologia assenta numa abordagem qualitativa no que se refere ao Posicionamento da Marca, identificando e explorando todos os valores e atributos referidos espontaneamente, e uma abordagem quantitativa para a Reputação de Marca, indicando e explorando de uma forma induzida a notoriedade, a reputação emocional (admiração, relevância, confiança, preferência, recomendação), a reputação racional (produtos e serviços, inovação e diferenciação, ambiente de trabalho e bem estar, cidadania e responsabilidade social, governo e ética, liderança e visão, performance de negócio e financeira) e os comportamentos consequentes à perceção reputacional.


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